Evitando Golpes: Saiba Como se Proteger de Empresas Aproveitadoras

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Blogadão.

Pessoa fazendo compras online

Hoje em dia, cada vez mais pessoas tem feito compras on-line. Com a facilidade oferecida pelos sites e aplicativos, adquirir produtos e serviços pela internet nunca foi tão simples.

Contudo, é preciso ficar atento! Com mais lugares disponíveis para fazer compras, o consumidor pode ser facilmente enganado por empresas aproveitadoras e pessoas mal-intencionadas.

Ofertas tentadoras e CNPJ falso são apenas alguns dos artifícios usados por estelionatários para aplicar golpes e fazer várias vítimas tanto dentro quanto fora da internet.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas de como se proteger de empresas aproveitadoras usando a internet como ferramenta. Continue lendo!

Quais São os Perigos?

Empresas aproveitadoras possuem várias maneiras para atrair e enganar clientes desavisados. Um exemplo é a falsificação de produtos ou anúncios de mercadorias não existentes em estoque de lojas on-line.

Quando a vítima entra em contato com estas lojas, geralmente é atendida de maneira cordial até fazer o pagamento. Só depois disso, as pessoas se dão conta de que caíram em uma armadilha: os golpistas ficam com o dinheiro e param de responder as mensagens e solicitações das vítimas.

Homem com cartão de crédito na mão mexendo em notebook.

Como se Proteger?

Existem algumas formas simples, porém muitos úteis de se proteger desse tipo de golpe. Veja algumas a seguir:

Verifique a Reputação do Local

Você pode procurar pelo nome da loja em sites como o Reclame Aqui, redes sociais ou nas lojas de aplicativos. Clientes sempre costumam deixar avaliações e comentários a respeito dos produtos e serviços. Caso você encontre muitas avaliações negativas ou até mesmo nenhuma avaliação, desconfie.

Compare Preços e Ofertas

Quando encontrar produtos a preços muito baixos, sempre verifique o valor do mesmo produto em outros sites. Caso esteja muito abaixo do praticado, existem grandes chances de se tratar de um golpe. Cuidado!

Tome Cuidado com Seus Dados

Ao fazer suas compras on-line em sites e apps, não salve seus dados – como o número do cartão de crédito, por exemplo – para preenchimento automático. Hackers podem obter acesso à essas informações através das práticas de phishing.

Tenha Prints

Ao fechar negócio com algum vendedor on-line, sempre salve prints da negociação e comprovantes de pagamento. Dessa forma, você garante provas caso sofra algum tipo de golpe.

Conte com uma Proteção Antivírus

Para fazer suas compras de maneira segura, tenha sempre o melhor antivirus para PC atualizado e ativo, assim você pode se proteger em tempo real de vírus, malwares, phishing e fraudes on-line.

Gostou das dicas? Seguindo essas orientações simples de proteção, fazer suas compras on-line se torna uma atividade muito mais segura.

Conhece mais formas de se proteger de empresas aproveitadoras? Compartilhe nos comentários!

Imagens: Pexels (Negative Space); Unsplash (rupixen.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *