Cotidiano Dicas de limpeza para solteiros

Dicas de limpeza para solteiros

Pessoas podem morar sozinhas por opção ou contingências da vida. Existem vários prós e contras na vida dos solteiros. Um dos contras é a limpeza e arrumação da casa. Os solteiros que deixam roupas espalhadas ou pilhas de louça na pia, quando saem de manhã, vão encontrar a mesma situação quando voltarem para casa.

Portanto, a dica básica é a organização.

Cada pessoa pode organizar uma rotina diária. As tarefas semanais são as seguintes: tirar o pó e aspirar o pó de tapetes, cortinas, pisos e estofados; lavar o piso da cozinha e lavanderia; lavar as roupas; regar as plantas; limpar o banheiro. Pode-se reservar um dia da semana para cada tarefa, no horário mais adequado.

As famílias unipessoais – casas de solteiros – registraram um aumento de 73% entre 1990 e 2010. Hoje, no Brasil, cerca de sete milhões de pessoas moram sozinhas. Pensando neste público, o mercado desenvolveu uma série de produtos oferecidos em quantidades menores e também os chamados multiuso, que podem ser aplicados em diversas situações.

Salas e quartos devem ser aspirados diariamente, com as janelas abertas para ventilar o ambiente. Antes disto, porém, é preciso tirar o pó dos móveis: aplica-se um pano seco para retirar a poeira dos móveis de madeira e, em seguida, um pano minimamente úmido. Ao terminar a tarefa, os primeiros móveis já estarão secos. Então, aplica-se lustra-móveis. Mesas de vidro e cristal podem ser limpas com água e álcool.

A seguir, é hora do aspirador, bem mais prático que a vassoura. Não se esqueça de aspirar sob os móveis. Para completar, pode-se pingar algumas gotas de pinho ou citronela para manter o ar perfumado.

Cozinha e lavanderia merecem cuidados especiais. Louças e talheres devem ser lavados ao menos uma vez por dia. Pia, piso e geladeira precisam ser higienizados semanalmente, mas outras tarefas podem ser feitas alternadamente: azulejos e vidraças podem ser limpos uma vez por mês.

O rejunte entre os azulejos fica novo com produtos para retirar o bolor. Pauzinhos de canela ou água com raspas de casca de limão eliminam os odores de frituras. As torneiras são limpas com misturas de partes iguais de álcool e água. O alimento grudado nas panelas se desprende facilmente com água quente, uma pitada de sal e algumas gotas de detergente. Retire os restos antes de lavar a louça.

A geladeira pode ser limpa internamente com uma colher de chá de bicarbonato de sódio para dois litros de água; por fora, use água e detergente. Pó de café elimina odores.

O banheiro precisa estar impecável: esfregue o vaso com detergente ou multiuso, aguarde uns minutos, dê descarga e coloque água sanitária. Higienize a pia, o Box e o piso. O banheiro merece uma revisão três dias depois da faxina completa.

Sobre as roupas: separe roupas brancas, coloridas e delicadas e coloque-as na lavadora. Roupas de lã devem ser lavadas à mão, assim como as roupas íntimas (que podem ser lavadas durante o banho). Não estenda as roupas íntimas no banheiro, pois isto pode provocar a proliferação de fungos. Algumas roupas podem se deformar se forem penduradas. Siga as regras constantes nos selos.

ÚLTIMAS POSTAGENS

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui