Consultar e sacar abono PIS-Pasep – Quem tem direito?

Veja se você tem direito de receber o abono salarial Pis/Pasep e aprenda como consultar e sacar.

Já está disponível nas agências da Caixa Econômica Federal o abono salarial PIS-Pasep para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício. O valor do abono é corrigido anualmente e deve ser sacado até a data limite divulgada pelo Ministério do Trabalho, em uma das agências da Caixa (PIS) e do Banco do Brasil (Pasep).

Mas afinal, quem tem direito ao PIS/Pasep?

Todos os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS (iniciativa privada) ou Pasep (servidor público).

Para ter direito é necessário que tenha trabalhado de carteira assinada, pelo menos durante 30 dias no ano base, deve está cadastrado há pelo menos cinco anos Fundo de Participação PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional do Trabalhador e tenha recebido em média até 2 salários mínimos de remuneração mensal durante o período.

Como faço para sacar o abono PIS/Pasep?

Basta ir em alguma agência da Caixa Econômica Federal munido de comprovante de inscrição no PIS-Pasep e Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Se a empresa estiver cadastrada na Caixa, o abono será pago através do contra-cheque do trabalhador e então nada é preciso fazer.

Como faço para consultar se tenho direito ao abono PIS/Pasep?

A melhor forma de consultar se você tem direito ao Pis Pasep é entrando em contato através dos telefones disponibilizados pelo governo.

Telefones PIS

0800 285 0101 – Sudeste, Nordeste e Norte
0800 61 0101 – Sul e Centro-Oeste

Telefones Pasep

4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 729 0001 (demais regiões)

Quando vou receber o abono?

O Ministério do Trabalho divulga anualmente as datas para retirada do abono salarial Pis/Pasep. Fique ligado aqui no Blogadão para saber quais serão os próximos calendários e não perca esta grana que é um direito de todos os trabalhadores habilitados de acordo com as regras.

Confira calendário Pis/Pasep 2017/2018:

1.091 comentários em “Consultar e sacar abono PIS-Pasep – Quem tem direito?”

  1. Minha carteira foi assinada em abril de 2009 e fui demitida em novembro de 2013 e foi novamente assinada em agosto de 2014,em um novo emprego gostaria de saber se tenho direito ao pis?

  2. edinalva pereira de carvalho

    ola gostaria de saber se esse ano tenho direito de receber o pasep,tirei um afastamento da prefeitura por 2 anos sem remuneracao,no momento nao estou trabalhando com carteira assinada,mais trabalhei ate agosto do ano passado sera que tenho direito e como fazer pra receber?

  3. Rosineide de Farias Rocha

    trabalhei em orgão público no ano de 1999, quando foi feito meu cadastro.
    desde o ano passado estou com minha carteira assinada. tenho direito ao abono neste ano?

  4. Boa Tarde: trabalhei de carteira assinada ate 2004,e faço aniversario em novembro neste ano de 2013 tenho direito ao Pis? atualmente não estou trabalhando de carteira assinada.

  5. Boa Tarde,
    minha carteira foi assinada em fevereiro de 2008, e faço aniversario em agosto.
    Neste ano de 2013 tenho direito ao PIS?
    Trabalho atualmente na mesma empresa a 1 ano e 1 mes.

  6. JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI

    EMPRESAS NÃO CONSEGUEM RECOLHER O FGTS (agost/2013)

    Já a algum tempo as empresas tem enfrentado problemas para a emissão dos novos números de PIS pela Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela emissão deles.E sem o número do PIS as empresas não conseguem recolher o FGTS dos funcionários.

    Antes o prazo era de cinco dias úteis para a emissão do número do PIS, porém, agora está passando de quinze dias. Somente depois que sai esse número é que as empresas conseguem recolher o FGTS dos funcionários. E acaba recolhendo esse FGTS com juros e multa, justamente pela demora na emissão desse número pela Caixa Econômica Federal.

    Ou seja, recolhe com juros e multa por uma culpa que não é da empresa, mas por demora do órgão público em emitir esse número É justo isso???!!!! Ou isso não seria mais um “incentivo” para as empresas não registrarem os funcionários novos que estão entrando no mercado agora, e que portanto não tem número do PIS ainda???!!!

    Jupira Lucas Zucchetti
    (Contabilista em Campinas-SP)

  7. Marivaldo jorge dos santos

    Trabalhei um ano e seis meses e por duas vezes ultrapasei a cota de dois salários minimos este ano tenho direito ao abono por receber duas vezes acima de dois salários. minha duvida se neste periodo eu passei de dois salários pelo menos uma vez tenho direito isso o ano passado.

  8. oi trabalhei m empresa de auxilia de produçao e fevereiro

    e 2008 e hoje trabalho em casa de familia ja tem um ano eu tem direito no piz obrigado

  9. quero saber se tenho direito em receber o PIS. sou aposentada e continuo trabalhando registrada na mesma empresa desde que me aposentei… desde ja obrigado

  10. Por favor alguem sabe me responder se o beneficio do PASEP esta suspenso nos orgons publicos como prefeituras, pois minha mãe acabou de se aposentar e ela foi atraz do PASEP dela pois ela é professora da prefeitura mas no banco foi informado a el que a prefeitura fez o cadastro no PASEP em 1990 mas nunca foi realizado nenhum deposito em nome dela, o banco sugeriu ir no RH da prefeitura para ver o porque e o RH informou que a empresa (prefeitura) desde 1988 não era mais obrigado a contribuir com o PASEP gostaria de saber se essa informação procedo ou a prefeitura tem que pagar os atrasados ou ela vai ficar sem o PASEP mesmo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *