Cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal em 10 passos

10 passos para o cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal

Sei que em cada prefeitura tem sua burocracia e procedimentos na realização dos serviços para a população, e posso dizer que aqui em Guarapari as coisas foram bem complicadas e morosas. Bom, minha intenção neste post é mostrar como fiz para me cadastrar como autônomo e obtive autorização para emissão de nota fiscal. Vale deixar claro que dependendo do humor dos funcionários públicos, você consegue o que precisa de forma mais simples. Eu não tive muita sorte.

Ah, aqui na prefeitura eles não emitem nota fiscal avulsa.

Se você deseja e precisa se cadastrar como profissional liberal para emissão de nota fiscal, antes de seguir até à prefeitura, prepare-se psicologicamente para enfrentar uma maratona.

– Ir no protocolo da prefeitura com cópia dos documentos pessoais (Identidade, CPF), pedir o cadastramento como autônomo. Você vai preencher duas folhas com seus dados pessoais.

obs. Em outras cidades também pede cópia de algum comprovante de residência.

– Será encaminhado para outras três repartições para carimbar uma das folhas.

– Pagar o DAM (Documento de Arrecadação Municipal). Aqui o valor é de R$ 30,19.

– Perguntar no protocolo quando será liberado a inscrição municipal. Vá para casa e volte no dia informado.

– Aproveite para passar na gráfica de sua preferência para pegar à autorização de impressão de documentos fiscais, são três vias. Preencha com os dados que você já tem e o modelo de nota fiscal que deseja confeccionar.

– Volte no protocolo da prefeitura, informe que quer pedir a autorização para emissão de nota, pegue mais duas folhas (as mesmas que citei no 1º item) e preencha novamente. você será encaminhado para pagar outro boleto (taxa de expediente, taxa alvará e imposto sobre serviços de qualquer natureza). Paguei um total de R$ 138,90 para à atividade de Publicitário.

Neste momento, além do endereço completo, com quadra, lote e loteamento, a prefeitura vai pedir o número do IPTU para localizar o imóvel em que vai trabalhar. No meu caso, dei o da minha casa.

– Carimbe mais uma vez uma das duas folhas em três repartições diferentes.

– Pegue outro boleto (DAM), desta vez, referente ao AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais).

– Volte no protocolo com todos os documentos. O funcionário vai pedir para você voltar no dia seguinte, não reclame, faça isso, não tem jeito.

10º – No outro dia, pegue a autorização, vá na gráfica, espere a confecção dos blocos e depois é só correr para o abraço.

Espero ter sido útil. Boa Sorte!

108 comentários em “Cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal em 10 passos”

  1. Olá Alexandre, eu sou escritora independente, tenho dois livros publicados e colocá-los nas livrarias nem sempre é fácil por não emitir n. f., gostaria de saber se essa n. f que você conseguiu é p/ N. F. eletrônica? Agradeço muito a atenção e as dicas do seu blog.

  2. Esse post ja tem 3 anos de sucesso, parabéns…

    Venho recorrer pois gostaria de saber se dessa forma poderei emitir notas para vendas de produtos e envia-las junto da mercadoria pelos corrêios ao cliente.

    Abraço, muito bom seus conteúdos!

  3. Olá Alexandre! Gostaria de saber se posso abrir uma transportadora no sistema EI (Empreendedor Individual), usando um nome fantasia. Um abraço e fique na paz

  4. Boa tarde Alexandre, suas informações são excelentes, se possível gostaria de saber qual a alíquota do imposto em SP, e se alguém que já é cadastrado pode me fornecer nota fiscal e se ele pode cobrar por isso?

  5. Boa tarde Alexandre, achei excelente suas informações, e concordo com vc quando diz que os funcionários públicos pensam estão nos fazendo um favor.
    Grata

  6. vou seguir passo a passo todas as suas dicas, depois volto para lhe contar a minha experiencia ,mas quero deixar registrado o meu agradecimento por me mostrar o caminho fique com DEUS e tenha uma boa tarde

  7. Com o Empreendedor Individual, as coisas ficaram mais fáceis e simples,
    o Sebrae fornece todas as informações, e facilita a sua inscrição. Caso alguns dos internautas não tenha um Sebrae próximo do seu município, existe o 0800 para informações diversas. Boa sorte

  8. Olá Alexandre, parabéns pela sua iniciativa em ajudar pessoas que como eu tem boa vontade e garra para fazer acontecer, mas a burocracia não deixa. Pretendo montar um site, que servirá de guia comercial,tenho a intenção de divulgar empresas, comércio, serviços… Tentei me enquadrar no MEI (MicroEmpreendedor Individual). Ele seria indicado no meu caso? e em qual categoria? Já me informei com o Sebrae e eles tiveram dúvidas em qual categoria me enquadrar. E até agora não sei o que fazer.
    Será que você pode me ajudar?
    Desde já, agradeço a atenção.

  9. Olá Alexandre,tenho duvidas estou afastada(na caixa),sou funcionaria, mas quero prestar um serviço de pesquisa, um bico ,eu posso tirar ccm?uma fez que já sou registrada na minha empresa?

  10. Olá Alexandre;

    Excelente post, estava procurando informações a respeito. Sou de Vila Velha – Espírito Santo, vejo que você é de Guaraparí, município visinho. O que é muito bom! Minha dúvida seria em relação de taxação de imposto, quanto se paga pela emissão de NF? Sei que PJ é de 17% sobre o valor da nota, para o autonomo? É o mesmo percentual? Sou Design gráfico e web, tenho alguns clientes fixos mensais que não aceitam mais RPA, então, terei que fazer o procedimento que você orientou! Vou hoje a prefeitura para ver melhor e posto aqui o resultado. Minha única preocupação é realmente a tributação, pois como é fixo os valores de meus clientes mensais, creio que receberei menos do que firmado em contrato, levando em conta a porcentagem contratual! Poderia me exclarecer esta minha dúvida?

    Um grande abraço e mais uma vez, um excelente post!!!!

    1. Olá Cristiano, tudo bem?

      Também sou Designer gráfico e preciso de nota fiscal para algumas editoras e sempre acabo arrumando emprestadas.

      Você conseguiu tirar a nota?

      Como que funciona? Quanto que desconta?

      Abraços

  11. ola boa noite sou coperado mas costaria de emitir notas para empresa q presto serviço.sou motoboy costaria de saber se e dessa forma .qual o custo mensal q vou ter com inpostos da nota mais o contador .contos % pago sobre a nota ao emitir.

  12. gostaria de saber na parte de consutoria em serviço de alimentação como devo fazer…cadastrar como autonomo???isso seria eu mais duas profissionais…qual seria as condições que devo fazer????

  13. Olá Alexandre, voce está de parabéns pela boa vontade em ajudar. Felizmente ainda encontramos muitas pessoas como voce, dispostas a esse auxilio desinteressado a pessoas que nem mesmo conhece e nunca conhecerá.
    Tenho algumas dúvidas, espero que possa ajudar a saná-las;
    Pretendo montar um site, que servirá de guia comercial em minha cidade. Como tenho intenção de divulgar empresas grandes também, não será suficiente trabalhar com simples recibos. Será que me enquadro nessa categoria? Será que teria sucesso seguindo esses passos que indicou?
    E, por último, O que voce acha do EI (Empreendedor Individual). Ele seria mais indicado em quais casos.
    Mais uma vez, Muito Obrigado.

  14. Olá, Alexandre!!
    Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos..
    De fato a burocracia é grande, mas é unica forma de um autônomo trabalhar oferençendo um pouco mais de segurança aos clientes.
    A labuta é gande mas não tem outro jeito.
    O bom que de posse das suas informações a peregrinação é menor.

    Abraços!

  15. alexandre estou estudando formas de trabalhar como autonomo de forma legal! Li o texto e agradeço pois pode me ajudar muito !!! Mais queria saber mais uma coisa? SERA QUE EU CONSIGO TRABALHAR EM VARIAS AREAS EX (marceneiro,pintor,pedreiro) e usar uma unica nota? Desde já agradeço abraço!!!!!

  16. Alexandre,

    No meu caso, não tenho imóvel em meu nome. Poderei do mesmo jeito registra este na prefeitura, para me localizar. E outra, você necessáriamente precisa ter o nível superior completo para ser se registrar como autonomo.?

    Obrigado.

  17. Voce sabe qual o tipo de nota fiscal é emitido para venda pela internet e entrega pelos correios. só sei que os correios exige a nota só não sei qual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *