Você tem intolerância a lactose?

Já está registrado que mais de 70% da população brasileira tem intolerância a lactose. No Japão, por exemplo, a população acima de 80 anos tem algum grau de intolerância a lactose.

Se você toma um copo de leite, come um pedaço de queijo ou bolo e já se sente mal, atenção, pode ter intolerância a lactose. A doença ocorre porque o indivíduo não tem uma enzima responsável pela quebra da enzima da lactose. Há também a possibilidade desta enzima deixar de ser produzida ao longo da vida.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A pessoa que tem intolerância a lactose passará mal com qualquer alimento que contenha lactose como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito de leite, pão de leite, pizza de mozarela entre outros.

Os iogurtes normalmente são os que menos fazem mal, mas atenção para o percentual de leite que há neles. A mozarela de búfala tem um teor de lactose baixo, por isso pode ser utilizada ao invés dos outros queijos. O importante é que a pessoa sempre leia o rótulo, nele fará quanto de lactose há no produto.

Mas se você não sabe ao certo se tem ou não a intolerância, o importante é ir ao médico para fazer dois testes. No primeiro teste, em jejum recebe uma dose de lactose em jejum e então é retirado uma dose de sangue. Há também um exame que monitora a quantidade de hidrogênio nos gases exalados após a ingestão de lactose.
Atenção, há outras doenças que podem causar sintomas semelhantes a quem tem intolerância a lactose, como: síndrome do intestino irritável, doença celíaca, doença Crohn, colite ulcerativa, alergias alimentares e endometriose. Por isso se observar que os sintomas se mantêm é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico correto.

O tratamento para a intolerância a lactose é evitar todos os alimentos com esta substância. A opção é substituir alguns deles por derivados e comer alimentos que não tenham lactose.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.