Vitamina D – Alimentos recomendados e benefícios

Para manter um organismo saudável, é importante tomar cuidados com a nossa alimentação para um perfeito equilibro de nutrientes e vitaminas necessárias em nosso dia a dia. Uma das vitaminas mais importantes é a Vitamina D, responsável por uma série de benefícios importantes para nossa saúde.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A Vitamina D ajuda o nosso organismo em uma melhor absorção de cálcio, importante para o fortalecimento tanto de nossos ossos quanto dos dentes, ajudando no combate a osteoporose. A vitamina D também atua de forma semelhante a um hormônio que ajuda a manter uma boa concentração de cálcio e fósforo em nossa corrente sanguínea.

Um grande problema encontrado principalmente por vegetarianos é que poucos alimentos são ricos em vitamina D, sendo que a maior concentração provém de variados tipos de carne. Os alimentos que podem ser apontados como ricos em vitamina D são o salmão, arenque, bagre, sardinha, atum, cavalinha. Apesar de possuir em pequena quantidade, o óleo de fígado de peixe, os ovos, a carne, o leite e a manteiga são alimentos que possuem Vitamina D.

Devido a esses fatores, é comum encontrarmos no mercado alimentos que são “enriquecidos em vitamina D”, de forma a aumentar a concentração para assim melhor suprir a necessidade nutricional das pessoas. Esse tipo de cuidado é ainda maior entre os idosos que precisam dessa vitamina para fortalecer os ossos.

Outra faixa etária que requer atenção especial com a vitamina D são as crianças recém nascidas, pois ao contrário do que muitos acreditam o leite materno apesar de ser indispensável para a alimentação das crianças não contem quantidade suficiente da vitamina, sendo que ela é importante desde o início da vida.

Um deficiência de Vitamina D pode representar um risco na forma de problemas de obesidade, diabetes e hipertensão. O que de maneira indireta faz com que a falta de vitamina D represente um risco para diversos problemas cardiovasculares.

Em contrapartida se faz importante cuidados também com o excesso de vitamina D, que pode ser gerado devido ao uso de suplementos ou pílulas, que podem agir de maneira tóxica em adultos causando pressão alta, perda de apetite náusea e vomito.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.