Vale a pena investir na bolsa?

Descubra se investir na bolsa de valores é o melhor para você.

Antes de saber se vale a pena investir na bolsa de valores é preciso avaliar o seu próprio perfil, saber se você aguenta os altos e baixos da bolsa de valores sem se desesperar é um fator a ser levado em consideração, pois se você é um tipo de pessoa extremamente ansiosa e que ficará para morrer a cada queda brusca da bolsa, talvez esse não seja o melhor tipo de investimento para você. Você também precisa saber em quanto tempo pretende resgatar o seu dinheiro, se for daqui a alguns poucos meses o melhor seria investir na poupança, que pode ser resgatada a qualquer tempo e também é um tipo de investimento mais seguro para quem sofre demais ao correr riscos, outra boa opção para este perfil são os fundos DI e os certificados de depósito bancário (CDBs).

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Independente do tipo a ser escolhido, é fundamental diversificar os investimentos, principalmente se optar pela bolsa, coloque no máximo metade do dinheiro nela e invista o restante em aplicações mais conservadoras.

Não se esqueça de que a bolsa de valores é sujeita a mudanças frequentes e por isso se você é um novo investidor e não conhece bem como esse mercado funciona, é muito importante que ouça a opinião de um especialista, mas não o tenha como sua única fonte de informações, procure informações macroeconômicas, note a capacidade de desenvolvimento e crescimento de setores e mercados, participe de palestras, veja informações divulgadas em mídias especializadas antes mesmo de resolver onde irá aplicar o seu dinheiro. Muitas corretoras oferecem palestras e cursos gratuitos para quem está iniciando como investidor da bolsa.

Junte o maior número possível de informações para tomar a decisão mais acertada até mesmo de quando e de quem comprar as ações. Avalie não somente o quanto uma ação subiu ou desceu no ano anterior, pois se subiu ou desceu no passado não significa que permanecerá da mesma forma. Analise também outros fatores relacionados como a liquidez: facilidade para negociar a ação, os dividendos: quanto dinheiro é liberado aos acionistas, a pulverização de capital da empresa, o ROE: que exibe se o negócio é lucrativo e a volatilidade: medida de disseminação dos retornos de um título (índice de mercado). A cada ano as tendências mudam e é preciso ficar atento aos papéis da vez. Analisando todas essas vertentes, estando bem informado e instruído por um bom especialista, o investimento em bolsa de valores pode ser uma boa opção para quem quer ganhar mais dinheiro no longo prazo.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.