Uma viagem pela Terra Santa

Conhecer a Terra Santa, visitar os locais onde Jesus nasceu, pregou e morreu pode ser uma experiência interessante para muita gente. A maior parte dos locais citados no Novo Testamento está em Israel e Palestina, mas a viagem pode contemplar regiões evangelizadas pelos apóstolos, por exemplo, ou a peregrinação até o monte Sinai, no Egito, onde Moisés, que liderava a marcha dos hebreus em busca da terra prometida, teria recebido os Dez Mandamentos. Mais perto do palco dos acontecimentos cristãos, o monte Nebo, na Jordânia, foi o local em que o legislador hebreu teria avistado a terra de Canaã, pouco antes de morrer.

Tudo começa em Belém, na Cisjordânia, região ocupada por Israel e reivindicada pelos palestinos. Apesar da rivalidade entre árabes e judeus, os locais considerados santos não são palco de atentados, nem de violência sectarista. De acordo com a tradição cristã, Jesus nasceu em Belém, cidade natal do bíblico rei Davi. Os locais mais visitados são a Igreja da Natividade, supostamente erguida no local do nascimento do Messias, e o campo dos pastores, nos arredores da basílica.

A nascente do rio Jordão está na vizinha Jordânia e, seguindo em direção à foz deste rio, chega-se ao mar da Galileia, onde Jesus teria escolhido o pescador Simão Pedro como um de seus discípulos. Às margens deste rio – na verdade, o lago de Genesaré – estão cidades como Cafarnaum, onde Jesus teria realizado milagres, como a cura da sogra de Pedro. O relato bíblico diz ainda que o Messias foi batizado por João Batista no rio Jordão, que pregava a vinda iminente do Cristo e a necessidade do arrependimento. A partir deste fato, Jesus teria dado início à sua pregação.

Por fim, Jerusalém, também na Cisjordânia, considerada capital pelos israelenses, mas não reconhecida pela comunidade internacional, guarda o horto das Oliveiras, onde Jesus teria sido preso. No monte do Calvário, onde ocorreu a crucificação, foi erigida a Igreja do Santo Sepulcro, que hoje está dentro das muralhas da cidade velha. Jerusalém é considerada sagrada por três religiões: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Na cidade, podem ser visitados o Muro das Lamentações, ruína do templo judaico destruído no século I d.C., e a Cúpula da Rocha, mesquita muçulmana.

A viagem pela Terra Santa pode ser ampliada com uma visita a Damasco, na Síria, uma das cidades mais antigas do mundo. O livro dos Atos dos Apóstolos afirma que Paulo de Tarso, um dos principais divulgadores do Cristianismo, teve um encontro pessoal com Jesus ressuscitado às portas desta cidade milenar.