Um giro para conhecer a Flórida

Localizada no sudeste dos EUA, a Flórida é o Estado americano que fica mais ao sul do continente, portanto, o mais próximo do Equador. Para os padrões brasileiros, não chega a ser um lugar quente – na maior parte, o clima é subtropical, amenizado pelo fato de ser uma península limitada pelo Atlântico e banhada pela corrente marítima do Golfo, que aquece suas praias. Mas um giro pela Flórida também precisa incluir diversão, cultura e gastronomia.

A Flórida é uma grande planície salpicada de lagos e lagoas. Seu ponto culminante, a colina Britton, tem apenas 105 metros de altura. A região sudeste é caracterizada pelos pântanos e pelos passeios de voadoras, para avistar crocodilos.

Tallahassee é a maior cidade do Estado, mas Miami é o destino mais procurado. Cosmopolita, muito frequentada pelos chamados “snow birds” – americanos que vivem no norte e passam o inverno na Flórida – pelos cubanos refugiados –, o bairro Little Havana é uma atração à parte, com seus bares, restaurantes e casas de danças típicas – e por muitos brasileiros. Em todas as ruas da cidade é possível ouvir português. Graças à fama de bons compradores – Miami é um centro de eletrônicos, roupas, acessórios e cosméticos – os brasileiros são muito bem recebidos.

Para quem viaja com crianças, o destino obrigatório é Orlando, cidade de 300 mil habitantes, importante centro financeiro do país, que abriga, entre outras atrações:

• o Disney World, um imenso parque de diversões animado pelos personagens criados por Walt Disney: Mickey, Donald, Pateta, etc. O palácio da Cinderela, o futurista Epcot Center, o Reino Mágico e o Reino Animal são alguns dos passeios imperdíveis;

• o Universal Orlando Resort, famoso pelos sets de gravação de filmes de cinema e TV, as Islands of Adventure, com várias atrações, como o castelo de Hogwarts, local de estudos de Harry Potter, as aventuras do homem-aranha, o acelerador de raios gama de Bruce Banner, o Hulk, o Jurassic Park;

• o SeaWorld, parque aquático com toboáguas, rios e praias artificiais que abriga várias espécies marinhas, como leões-marinhos, golfinhos e orcas.

A menos de uma hora de Orlando fica o Centro Espacial Kennedy, de onde foram lançados grandes foguetes para explorar a Lua. O Cabo Kennedy fica numa ilha entre Jacksonville e Miami. É possível assistir a vídeos e filmes sobre a exploração espacial e visitar um museu temático.

Os Busch Gardens ficam a 90km da cidade, em Tampa. Trata-se de um parque dedicado à vida semanal. É possível adquirir suvenires nas muitas lojas e outlets ali instalados.

Passeios de barcos e pescarias em alto mar complementam a viagem. O ideal é adquirir os ingressos para os parques com antecedência e verificar as restrições de altura nas atrações. Em março, Saint Petersburgh recebe a abertura da Fórmula Indy. A cidade mais antiga da América do Norte, Saint Augustine, fica na Flórida. As Floridas Keys, arquipélago no extremo sul do Estado, merecem uma visita especial. Quem dispuser de tempo pode alugar um carro e viajar de Miami e Key West pela Rodovia Overseas, margeada pelo Atlântico.

A Flórida é visitada durante todo o ano. Nos feriados americanos, todas as cidades ficam lotadas. Para viajar para os EUA, é preciso passaporte e visto de entrada. Várias cidades do Estado têm aeroportos internacionais e a infraestrutura é excelente.