Tudo sobre a TV digital no Brasil

COMO FUNCIONA A TV DIGITAL?

A principal diferença entre a TV digital e a convencional é a imagem. A qualidade dam imagem na televisão digital é melhor.

Além da imagem, uma outra vantagem da TV digital é a interação. Quando o sistema estiver funcionando em todo Brasil, um novo passo será dado, novas ferramentas serão criadas para que os telespectadores possa interagir com a televisão como estivesse navegando na internet.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Atualmente para participar de alguma promoção ou enquete na internet, normalmente utilizamos o [BP]telefone[/BP] e fazemos uma chamada. Com a televisão digital, vamos participar de todos os eventos utilizando o controle remoto.

QUAL O FORMATO DA TELA DE UMA TV DIGITAL?

Hoje, o aparelho de TV tem o formato 4:3, retangular, gerando perda da qualidade da imagem nas laterais quando exibidos [BP]filmes[/BP] de cinema.

Com a TV digital, o formato mais utilizado será o widescreen 16:9, retangular, igual a imagem do cinema, gerando assim ganho na qualidade de imagem.

O SOM TAMBÉM VAI MUDAR?

Na [BP]televisão[/BP] analógica o som é estéreo, transmitindo por apenas dois canais. Com a televisão digital o som será através do sistema Dolby AC3 ou o ACC. Neste sistema o som vem dividido em 5 canais, dando a sensação de está na sala de cinema.

 

É O FIM DO TELEVISOR ATUAL?

Não. O sistema atual (analógica) continuará funcionando por mais 10 anos após a implantação total do sistema digital. Além disso, basta comprar um decodificar para que sua televisão receba o sinal digital. O preço do decodificar será entre R$ 150,00 e R$ 600,00.

Todo aparelho de televisão vai pegar a TV digital, desde que tenha o receptor (decodificador).

JÁ EXISTEM TELEVISORES À VENDA EM ALTA DEFINIÇÃO?

Sim, já tem aparelhos de televisão vendidos prontos para receber o sistema digital, porém, nem todos televisores tem imagem em alta definição.

A IMAGEM SERÁ IGUAL DE CINEMA?

Sim, pelo menos o formato será o mesmo utilizado no cinema, 16:9.

NUNCA MAIS VEREI FANTASMAS?

Só se você for vidente. Na televisão digital não há chuviscos nem “fantasmas”. Ou a TV digital pega 100% ou não vai pegar nada.

COMO SERÁ A TRANSMISSÃO DA TELEVISÃO DIGITAL?

Na atual tecnologia analógica, o sinal da emissora é transmitida pelo ar, da torre para a antena da casa do telespectador, através de ondas eletromagnéticas.

Na tecnologia digital, imagens, sons e todos os outros dados são digitalizados (transformados em bits). Os sinais então continuam sendo transmitidos pelo ar, da torre da emissora para a casa do telespectador, mas neste caso será necessário ter o aparelho decodificador.

 

É VERDADE QUE VOU PODER ASSISTIR TELEVISÃO NO CARRO E CELULAR?

Sim, por se tratar de dados digitalizados, os carros mesmo em movimento, terão televisores transmitindo uma programação em alta definição. Acontecendo a mesma coisa nos [BP]celulares[/BP] que tiverem televisores embutidos.

O QUE A TV DIGITAL INTERATIVA OFERECE?

As emissores com a televisão digital vai oferecer uma gama de produtos e serviços bem interessantes, confira:

– Guia eletrônico da programação;
– Informações extras, em formato de texto, sobre os programas e anúncios de determinados produtos;
– Noticiário, informações sobre o trânsito, cotações econômicas, previsão do tempo;
– Enquetes, perguntas e respostas sobre programas, resumos de novelas, dados sobre artistas e promoções;
– Possibilidade de escolher qual câmera quer acompanhar uma partida de futebol;

QUANDO SERÁ A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL?

A implantação da TV digital no Brasil, começa oficialmente dia 03 de dezembro de 2007, com início pela região metropolitana de São Paulo e vai até 29 de junho de 2016 para que a implantação finalize em sua totalidade. Nesta data é esperado que todos já tenham acesso a TV digital.

VOU PODER ASSISTIR TELEVISÃO DIGITAL NA INTERNET?

Sim, principalmente pela internet, no [BP]monitor[/BP] do seu [BP]computador[/BP]. O monitor já é preparado para receber a imagem de alta definição.

A TV DIGITAL É GRÁTIS?

Sim, os canais abertos continuam os mesmos, só mudando a forma de enviar o sinal. Todos que tiverem o decodificador vai ter acesso as imagens em alta definição grátis.

Agora é só aguardar a tão esperada TV digital.

Fontes:
Universidade Plesbiteriana Mackenzie
Folha Online

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

12 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.