Transformando escovas de dente em pulseiras

A ideia nasceu nos EUA, mas já está fazendo sucesso no Brasil. A confecção é simples: transformar cabos coloridos de escovas de dente em braceletes. À primeira vista, estes objetos do cotidiano, usados apenas para a higiene bucal, parecem não ter qualquer outra utilidade – especialmente no mundo fashion.

No entanto, temos certeza de que você vai se surpreender com a criatividade das pulseiras estilizadas, customizadas e muito bonitas. Além disto, a criação é uma forma inteligente e divertida de reciclagem. As receitas das primeiras pulseiras foi postada no site www.abeautifullmess.com/diy-fashion, mas já estão espalhadas pelo mundo virtual.

pulseira-escova

Material necessário

Você vai precisar de escovas de dente coloridas (com cabos plásticos, que podem ser transparentes ou sólidos). Não é preciso gastar muito: pode-se escolher a mais barata encontrada no supermercado ou farmácia, ou simplesmente empregar as que não apresentam condições para o uso convencional.

Além das escovas, é necessário ter à mão um pote com água bem quente, um alicate e pegadores, para não tocar diretamente com as mãos os cabos das escovas. Tenha muito cuidado no manuseio do material para não se machucar. 🙂

O passo a passo para fazer as pulseiras

Inicialmente, para garantir a segurança na produção das bijuterias, mantenha por perto algumas toalhas, para apoiar os cabos das escovas de dente. As crianças só devem participar da operação com a supervisão atenta de um adulto.

Para começar a criação, é necessário retirar todas as cerdas das escovas. Um alicate de ponta é a ferramenta ideal, mas as cerdas podem ser arrancadas com equipamentos improvisados. O importante é que elas fiquem inteiramente “carecas”.

pulseira-escova-1

Em seguida, é necessário ferver a água e mergulhar as escovas de dente por alguns segundos, para que os cabos percam a rigidez. Cheque a imersão depois de dez segundos, para verificar se os cabos já estão moles.

pulseira-escova-2

Modele os cabos (com um pegador, que pode ser improvisado com uma espátula, garfo ou pegador de macarronada) de forma que eles caibam no pulso. É possível deixá-los com a superfície lisa, torneá-los, trançá-los, combinar ou contrastar cores, etc. Tudo depende do estilo e o mais importante é usar a imaginação.

pulseira-escova-3

Espere que os braceletes esfriem e já é possível exibir as bijuterias que mais combinem com o seu estilo. Caso não tenha gostado do resultado final, não há problema: basta mergulhá-los novamente na água quente e recomeçar a criação.

Assista ao vídeo abaixo, tire todas as dúvidas e comece imediatamente a aumentar a sua coleção de bijuterias. O artesanato é um excelente passatempo, reduz o estresse e contribui para melhorar as habilidades manuais.

Dica: O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda e depois em configurações colocar a opção para traduzir para o português. De qualquer modo, é muito simples entender. Divirta-se!