forbrukslånhjelpen | forbrukslån på dagen | finansiering til eget firma

Tira-manchas caseiros para a pele

As manchas de pele surgem em diversas situações da vida. Veja como fazer um tira-manchas caseiro.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que os resultados obtidos com tira-manchas caseiros para a pele dependem das causas, da antiguidade e da extensão do problema. Em muitos casos, apenas um dermatologista ou cirurgião plástico pode resolver a situação. As receitas que apresentamos aqui se destinam a pequenas manchas.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

As manchas na pele podem surgir por diferentes motivos: uso de anticoncepcionais orais, gravidez, alterações hormonais, exposição excessiva ao Sol, alimentação inadequada ou dependência de tabaco. As alterações nos hormônios femininos podem ser resolvidas com mudanças no tratamento, como a adoção de pílulas baixa dosagem hormonal.

Com o nascimento do bebê, as manchas surgidas durante a gestação tendem a desaparecer naturalmente. Com um acompanhamento pré-natal adequado, o médico tem condições de identificar e controlar muitos efeitos adversos.

Para os demais casos, é preciso partir para uma mudança de hábitos. De nada adianta fazer tratamentos sofisticados, consultar dermatologistas renomados, comprar cremes caríssimos e continuar saindo ao Sol sem protetor solar (FPS mínimo de 30), manter comidas gordurosas, evitar o consumo de frutas, verduras e legumes ou fumar (o tabagismo também causa danos na pele dos dedos).

Tratamentos caseiros para tirar manchas na pele

Antes de aplicar um tira-manchas caseiro na pele, é recomendado efetuar uma leve esfoliação no rosto e nas mãos, pontos em que se concentram as principais preocupações das mulheres. A esfoliação retira células mortas, potencializando a ação do creme.

Uma receita bastante simples e barata pode ser feita com algumas gotas de água oxigenada de dez volumes, ou concentração de três por cento de peróxido de hidrogênio, duas colheres (sopa) de leite em pó, algumas gotas de glicerina vegetal e algumas gotas de suco de limão.

A mistura precisa formar uma pasta untuosa, a ser aplicada à noite e retirada apenas na manhã seguinte. Tome cuidado em retirar todos os resíduos deste tira-manchas da pele, especialmente se tiver que sair ao Sol: o suco de limão, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar algumas queimaduras e, consequentemente, outra mancha.

Um creme que vem da horta

Você já deve ser reparado que muitos cremes para a pele trazem pepino em sua formulação. O fruto é um hidratante natural, pode ser usado em casos de inchaço das pálpebras: ele é rico em ácido cafeico, vitaminas A, C e K e age como antioxidante natural.

Máscaras de meio pepino batido no liquidificador com quatro folhas de hortelã, duas gotas de óleo essencial de café e 100 ml de água (o equivalente a meio americano). Deixe a mistura agir por 15 minutos e lave o rosto com água fria. O tratamento deve ser diário, durante três semanas consecutivas.

Nutrição também é importante

Este creme, além de tirar manchas, beneficia a pele com os benefícios nutritivos da aveia e as propriedades purificadores e refrescantes do limão. Basta misturar uma colher (sopa) de flocos finos de aveia, 250 ml de água e uma colher (sopa) de suco de limão.

Misture os componentes, faça uma pasta homogênea e aplique diariamente por uma semana. Deixe agir por 15 minutos e enxágue o rosto em seguida. A aveia é rica em vitaminas B1 e B5, proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco e manganês. O limão é um dos campeões em vitamina C.

Outra receita com aveia é ainda mais simples: misture duas colheres (sopa) do cereal com a mesma medida de mel. Este produto caseiro, desenvolvido inicialmente para esfoliação, revelou-se um excelente auxiliar no clareamento e tonificação da pele.

Laranjais em flor

Esta é uma receita bastante aromática: além de funcionar como tira-manchas para a pele, também convida ao relaxamento. Basta dar outra destinação das cascas das laranjas: em lugar de jogá-las na lata de lixo, pendure-as no varal para secar.

Quando elas estiverem bem secas (em um ponto semelhante ao das utilizadas para preparar o quentão das festas juninas), é preciso triturá-las até obter um pó bem fino: duas colheres deste pó, uma colher (sopa) de leite e algumas gotas de glicerina vegetal são os ingredientes do tira-manchas caseiro. Aplique o creme e deixe-o na pele até secar. Retire com água morna e repita as aplicações até obter os resultados de clareamento e atenuação desejados.

Mais receitas

O tomate, quem diria, tem muito mais funções do que figurar nas saladas. E a aplicação desta fruta no rosto não poderia ser mais simples: escolha um tomate mais maduro, arranque a pele e aplique a polpa (com um pouco de pressão) especialmente nas manchas, mas deixe o vegetal agir mais brandamente em todo o rosto e pescoço. Lave em seguida.

tira-manchas-caseiros-para-a-pele

O iogurte também combate as manchas. Aplique um copo de iogurte natural (se preferir, pode misturá-lo ao suco de um limão, para potencializar os efeitos do tratamento). Aplique a mistura no final do dia, em que seja possível descansar. Mantenha a máscara sobre a pele por 15 a 20 minutos e enxágue com água em abundância.

O abacate é rico em vitaminas A, C e E. A fruta apresenta alto poder hidratante, antioxidante e revigorante. Basta apenas uma colher (sopa) de abacate misturada a uma colher (chá) de azeite ou de óleo de rícino. Os efeitos superam a remoção de manchas: tornam a pele mais homogênea. A flacidez também é combatida por este tira-manchas.

A babosa que auxilia na hidratação de peles oleosas e também é útil na cicatrização de marcas de acne ou ferimentos. É possível aplicá-la in natura (ela é vendida em casas de ervas; o nome científico é Aloe vera). Muitas casas de produtos naturais oferecem géis formulados a partir desta planta, que tem muitas outras indicações.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.