Terremoto no Brasil – O dia que o País balançou

Balançou e não foi a primeira e nem a última vez. O terremoto que grande parte do Brasil sentiu ontem foi apenas o sexto mais forte tremor que ocorreu neste País.

O tremor de 5,2 graus na escala Richter, que ocorreu às 21 horas de ontem (22/04/08), a cerca de 250 quilômetros do litoral de São Paulo, durou apenas 5 segundos, mas foi o suficiente para assustar moradores de diversas cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. O pânico é natural em um País em que a população não está acostumada com estes tremores repentinos.

Terremoto no Brasil   O dia que o País balançou

Ao contrário do que muitos pensam, existem sim terremotos no Brasil e freqüentemente, porém, são tão fracos que nós não sentimentos. Alguns moradores de prédios altos conseguem perceber os abalos sísmicos com mais facilidade.

O tremor que ocorreu na última terça-feira foi o primeiro com tamanha força nos últimos 10 anos. Outros terremotos ainda piores aconteceram no Brasil durante o longo da história. Em 1980 o Ceará balançou com um tremor de mb=5,2 e em 1986 em João Câmara (RN) com força de mb=5,1. Teve casos de proporções maiores como no Mato Grosso (1955) de mb=6,6, Espírito Santo (1955) de mb=6,3 e Amazonas (1983) de mb=5,5.

A notícia boa é que o Brasil está localizado em um lugar privilegiado, no centro da placa Sul-americana. Desta forma o risco de acontecer grandes terremotos no Brasil é raro, mas há chances que isso mude, uma vez que o planeta Terra está em constante mudança e movimento.

A notícia ruim é que novos tremores chamados pós-abalos podem ocorrer nas regiões afetadas pelos abalos ontem, porém, especialistas esperam que mais fracos.

Leia mais sobre Terremotos no Brasil:

- Terremotos no Brasil
- Sismicidade Brasileira
- Apolo11

Fonte: Yahoo Notícias, O Globo Online e G1

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

4 comentários

  1. katielly vicente gomes escreveu:

    oi eu gostei muito do seu programa eu estol estudando isso mesmo e eu estol aprendendo muito com isso e eu quero que voce mi ensina thal foi um praser

  2. gilson escreveu:

    a paloma é um wantane

  3. dafinny escreveu:

    numero de vitima resultante: e os danos de materias acsionadas

  4. dafinny escreveu:

    o numero de vitima resultante;

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.