Soja – Vantagens e benefícios

Opção favorita entre os vegetarianos para substituir o consumo dos mais variados tipos de carne, a soja proporciona diversos derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis. Se você busca abdicar de alguns habito alimentares ruins e procura uma opção de alimentação mais saudável, confira agora algumas vantagens e benefícios da soja.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A Soja era utilizada desde o século XI A.C. na culinária chinesa. Entretanto ela chegou no ocidente apenas no início do século XX. Pertencente a mesma família de grãos como feijão, lentilha e grão de bico, a soja é rica em proteínas de alto valor biológico, que correspondem em sua composição a aproximadamente 35 a 40% destas.

O nosso próprio país é um dos maiores produtor de grãos de soja em todo o mundo, apesar que no Brasil o consumo desta praticamente se resuma ao óleo. Estudos indicam que o consumo de produtos derivados de soja estão associados a redução do risco de inumeras doenças, tais como âncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa.

O assim chamado efeito anticarcinogênico da soja é atribuído diretamente aos inibidores da protease. Entretanto, s isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anticarcinogênicos da soja. Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento.

Além dos fatores indicados acima, o custo da proteína de soja é significativamente menor em comparação direta com a proveniente de outras fontes. Procure explorar a enorme variedade culinária oferecida pelo alimento, que pode fazer parte de praticamente todo e qualquer prato de nossa culinária acrescentando os benefícios para toda a família.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.