Software livre: o que é?

Software Livre (ou, em inglês, Free Software) é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e distribuído sem quaisquer tipos de restrição. Essa definição foi cunhada pela Free Software Foundation (Fundação do Software Livre) que, também, estabeleceu quatro tipos de liberdades as quais um software deve atender para ser considerado livre:

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito
Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades
Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie

Para que estas liberdades sejam atendidas é preciso que o software possua seu código-fonte acessível e disponível para qualquer pessoa. A disponibilidade do código-fonte de um programa existe no Software Livre, porém, não no Software Restritivo (ou Software Proprietário) cuja cópia, modificação ou redistribuição possuem certas restrições.

É possível que alguns Softwares Livres sejam pagos, quando é do interesse do criador. Geralmente, porém, esse tipo de programa é gratuito. Quando há algum custo com relação a alguma versão de um Software Livre, este vem acompanhado de algum tipo de serviço adicional.

A Free Software Foundation foi criada em 1985 por Richard Stallman. Desde então, o movimento pelos Software Livres tem crescido e, hoje, podemos encontrar diversos programas que atendem às quatro liberdades sem que fiquemos restringidos à vontade dos criadores de programa.

Alguns softwares livres notáveis são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache, o OpenOffice.org e o navegador web Firefox, entre muitos outros.

Para maiores informações, visitem o site da Free Software Foundation (em inglês) e a página da Free Software Foundation Latin America (em português).

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.