Sodexo Alimentação: Como consultar o saldo?

A alimentação não é um direito previsto pela legislação brasileira. Mesmo assim, muitas convenções coletivas têm garantido a diversas categorias o vale-refeição ou alimentação, e os acordos definidos em dissídios coletivos têm força de lei. Além disto, muitas empresas concedem o benefício espontaneamente, mesmo quando ele não é estendido a toda a categoria. A Sodexo é uma das empresas que opera estes benefícios e oferece às empresas e empregados diversas formas de consultar o saldo Sodexo de forma simples e rápida.

Ao contrário do vale-transporte, que é devido a todos os trabalhadores que morem a mais de um quilômetro do local de trabalho desde a promulgação da Constituição de 1988 (com um desconto máximo de 6% sobre o salário bruto), uma empresa pode simplesmente não oferecer o benefício. Neste caso, porém, ela fica exposta a perder seus melhores quadros, que partem em busca de melhores condições de trabalho.

Cartões Sodexo

A Sodexo opera os cartões Refeição Pass (destinado ao consumo em lanchonetes e restaurantes), Alimentação Pass (para compras em supermercados, padarias, açougues, etc.), recarregados mensalmente, além dos cartões Alimentação Pass Natal, Gift Pass e Premium Pass: são formas de premiar os funcionários em datas especiais.

Já o Mobility Pass Carro deve ser usado para serviços automotivos, como lavagem, abastecimento de combustível, estacionamento, assistência 24 horas, etc. O acesso aos serviços através do Mobility varia de acordo com o nível hierárquico do empregado.

Todos estes serviços devem ser utilizados na rede credenciada pela Sodexo. É possível consultar os estabelecimentos que aceitam os cartões Sodexo no site.

Através da Sodexo, a empresa contratante transfere mensalmente os valores acordados através de um cartão de débito, utilizado para subsidiar refeições e compras de mantimentos (no todo ou parcialmente – o famoso vale-coxinha). Trata-se de um benefício extra, que, além de fidelizar os empregados e aumentar o nível de satisfação no ambiente de trabalho, é um diferencial a mais na hora de contratar bons funcionários em seu quadro de pessoal.

Como consultar o saldo do Sodexo Alimentação

É possível consultar o saldo Sodexo Alimentação na internet, no site. Basta indicar a opção de cartão, informar o número específico de inscrição no benefício e o CPF do usuário, além de um código aleatório (é preciso diferenciar maiúsculas e minúsculas).

Além do saldo, é possível consultar também os créditos agendados (que serão liberados nos próximos dias) e um extrato com os lançamentos efetuados nos últimos três meses, além de cartões cancelados e reemitidos. Vários sites oferecem o mesmo serviço, mas eles apenas redirecionam o interessado para a página eletrônica da Sodexo.

O saldo e estes outros serviços (com exceção do cancelamento e reemissão de cartões) podem ser acessados também nos terminais Smartnet. São mais de 12 mil postos de autosserviço em todo o país, instalados em supermercados, magazines, shopping centers, terminais rodoviários, metroviários e ferroviários. No site, é possível localizar os postos de benefícios mais próximos do trabalho ou da residência.

Reclamações

Como todo serviço eletrônico, no entanto, é preciso estar atento. Muitas reclamações sobre a Sodexo estão postadas em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui. Já ocorreram diversos casos de “operação não autorizada”. Em alguns casos, a tentativa de pagamento é realizada várias vezes, sem êxito. Posteriormente, os usuários descobrem que os débitos foram registrados, mas os créditos não foram transferidos para o restaurante ou supermercado conveniado.

Em muitas situações, o estorno demorou vários dias, o que pode ser um problema para quem depende do cartão em suas compras de mantimentos e refeições diárias; muitas vezes, eles podem não ter condições de arcar com a despesa de outra forma. Portanto, a dica é consultar o saldo Sodexo regularmente, para evitar e corrigir problemas.