forbrukslån til depositum | forbrukslån rask utbetaling | forbrukslån

Seguro-Desemprego: Quem tem direito?

Veja se você tem direito ao Seguro-Desemprego.

O Seguro-Desemprego é um dos principais e mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros. O benefício pode ser requerido por todo trabalhador dispensado sem justa causa. Muitos trabalhadores, no entanto, não sabem como ter acesso a este benefício.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O Seguro-Desemprego permite uma assistência financeira temporária, segundo a Caixa Econômica Federal, no caso de o trabalhador ser dispensado sem justa causa, pela suspensão de contrato de trabalho, pescadores profissionais que são proibidos de exercer a profissão em período de procriações das espécies e por trabalhadores resgatados da condição semelhante à de escravidão.

O valor do benefício varia de acordo com a faixa salarial recebida pelo trabalhador, sendo pago em até cinco parcelas. O trabalhador tem do 7º ao 120º dia após a data da demissão do emprego para fazer o requerimento do benefício.

Para isso, o trabalhador deve comparecer em uma Delegacia Regional do Trabalho, sistema Nacional de Emprego ou nas Agências Credenciadas da Caixa com os seguintes documentos: Comunicação de Dispensa e Requerimento do Seguro-Desemprego preenchido, Termo de rescisão do Contrato de Trabalho, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Comprovante de Inscrição no PIS/PASESP, documento de levantamento dos depósitos no FGTS, CPF e comprovante de pagamento dos dois últimos salários.

O dinheiro pode ser retirado em qualquer agência da Caixa ou nos terminais de autoatendimento, com o Cartão Cidadão.

O cálculo das parcelas do Seguro-Desemprego pode ser realizado no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

  • recebi a ultima parcela de seguro em setembro de 2010 e desde outubro estou com carteira assinad gostaria de saber se tenho direito a seguro novamente obrigada bom dia

  • Oi,preciso saber,estou d beneficio a 1ano e 7meses,agora devo volta,mas nao da pois passei no vestibular e nao quero para a faculdade.como faço pra nao perder meus direitos.?espero resposta.obrigado.

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.