Segredos de como redigir uma boa redação dissertativa

Você que vai prestar o Enem? Ou vai prestar algum vestibular neste final de ano? Saiba os segredos para se redigir uma boa redação dissertativa.

Fim de ano chegando e muitos estudantes estão se preparando para os vestibulares do final do ano. Muitos estão estudando sobre como redigir uma boa redação, e para muitos ficam aterrorizados somente em ouvir a palavra redação. Mas fique calmo, o texto a seguir vai te ajudar neste tema.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A seguir, serão apresentadas dicas para que os estudantes que estão com dificuldade, consigam redigir uma boa redação dissertativa.

Entender a estrutura da redação

As redações dissertativas são redações em que o estudante deverá desenvolver sobre determinado assunto, explicando e argumentado, e expondo seu ponto de vista ao assunto proposto pelo examinador. Ou seja, é uma redação onde sua estrutura é composta de no máximo 4 parágrafos, sendo que o primeiro é a introdução, o segundo e o terceiro são o desenvolvimento e o quarto a conclusão.

Introdução

A introdução da redação é a parte em que o estudante deverá propor o tema que será desenvolvido em todo o texto. Neste primeiro parágrafo, ele poderá começar com uma pergunta ou uma estatística ou qualquer exemplo sobre o tema que está sendo proposto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento tem que ser escrito no parágrafo seguinte ao da introdução e poderá ser composto pelas respostas as quais o estudante fez na introdução. Aconselha-se apresentar dados estatísticos e fatos históricos nestes dois parágrafos, sem fugir do tema proposto. O estudante deverá propor soluções e alternativas ao tema principal, acima de tudo expondo seu ponto de vista.

Conclusão

A conclusão será o encerramento do texto. Neste parágrafo o estudante deverá finalizar o texto com palavras positivas, ou previsões, enfim deverá encerrar o assunto de forma que não fique mais nenhuma dúvida sobre o tema proposto.

Tema

O estudante nunca deve fugir do tema proposto. Um dos grandes erros de estudantes que fazem redação é a perca do foco principal, perdendo tempo com informações que não são relevantes e que não vão agregar valor ao texto. Então fique atento e não fuja do tema proposto.

Paciência

Acima de tudo para se fazer uma redação o estudante deve estar calmo. Não se desesperar, não ficar olhando o relógio toda hora, não ficar roendo unhas ou achando que não vai se desenvolver nada do tema proposto. Fique calmo aprenda a controlar a respiração, organize suas ideias e esboce algumas palavras sem compromisso, você vai ver que a redação de desenvolverá naturalmente.

Treinamento

Como em qualquer atividade na vida será preciso treinar muito a escrita para se conseguir fazer uma boa redação. Ninguém desenvolve uma capacidade sem a prática e o treino. O estudante deve fazer pelo menos uma redação por dia. Deve ler redações anteriores e verificar os artifícios utilizados por outros estudantes. Tentar fazer simulações do dia da exame, tentando redigir redações no tempo exigido e com o mesmo número de linhas.

Dicas para melhorar sua capacidade

Ler sobre todos os assuntos atuais é uma ótima pedida. Assistir telejornais, ler artigos de opinião sobre política, economia, meio ambiente, esportes, educação também serão instrumentos que aumentarão o conhecimento e a capacidade de discernir do estudante assim como sua capacidade de organizar as ideias.

Enfim o estudante deve adquirir o hábito de redigir uma redação, assim ele ficará calmo no dia do exame e não vai sofrer com a falta de ideias. Estude e pratique, você vai ver que com o tempo, estará redigindo boas redações e conseguindo ótimos resultados.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.