Samsung NC215-AD1BR, netbook com painel solar

Samsung NC215-AD1BR: A nova aposta da Samsung é no aumento da autonomia

A Samsung incluiu um item peculiar em um de seus netbooks. A fim de aumentar a duração de carga e a portabilidade, um painel solar foi incluído na tampa do produto. Apesar deste diferencial, a configuração do pequeno fica na média de sua categoria. Um ponto fraco é a falta de uma saída HDMI, mas como ponto principal é a duração da bateria, atingindo a marca de 4 horas e 15 minutos, mas não necessariamente devido à energia solar.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Apesar da aposta da fabricante, o acréscimo do painel solar não traz muita diferença no seu desempenho. Segundo a Samsung, após duas horas de exposição ao sol, o netbook ganharia uma hora de carga, porém essa não é a realidade do aparelho. O ganho de energia real é de apenas 2%, cerca de cinco minutos, mostrando que a eficiência energético não se deve a este item.

Se não fosse só pelo pouco acréscimo de carga, o painel solar passaria desapercebido, porém a energia solar responsável por ativar a célula voltaica é responsável por esquentar a bateria. Além de comprometer a vida útil da bateria, um item que deveria trazer mais mobilidade, acaba prendendo o NC215 em uma mesa, devido ao calor para utilizá-lo no colo.

Desconsiderando a dualidade do painel solar, este netbook tem como foco a duração de sua bateria e a facilidade de transporte. O processador é o Atom N455, com único núcleo de 1,66GHz de clock. Trata-se de um chip com baixa dissipação de energia e que se torna desatualizado em frente a processadores ARM de dois núcleos.

Apesar disso, tarefas comuns como utilizar o pacote Microsoft Office ou navegar na internet são fluidas.

Os recursos gráficos do NC215 seguem a linha do processador, escasso em recursos. A GPU integrada tem frequência de apenas 200 MHz, sendo capaz de executar vídeos em 720p com bitrate baixo. A gama de jogos também é extremamente limitada, mas como a maioria dos notebooks, esse é um aparelho que não visa ser uma central de entretenimento.

Completando os recursos está um HD de 500 GB e memória RAM de 2GB. As conexões são feitas através de três USB 2.0, uma ethernet, um leitor de cartões, SD, SDHC, SDXC e MMC, e uma D-Sub. Além do Wi-Fi e do Bluetooth.

O Samsung NC215-AD1BR falha no que deveria ser seu ponto forte, mas fica na média dos netbooks. Seu preço sugerido é de R$ 1.099.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.