Saiba usar vinagre de maçã para limpar a sua casa

Algo que poucas pessoas sabem é que a crocante e saborosa fruta, possui alto poder curativo e combate uma série de males.

Além disso, a maça tonifica a pele e deixa-a mais bonita e viçosa. E mais: o vinagre feito à base da fruta pode ser usado para fins domésticos.

De acordo com pesquisas científicas que podem ser encontradas no livro “As maravilhas do Vinagre de Maçã”, da médica Penny Stanway, o tempero feito com a fruta pode ser seu aliado na limpeza do lar. Isso acontece por conta do poder antibactericida e desinfetante. O vinagre pode ser vantajoso também porque é livre de substâncias tóxicas e tem um preço acessível se comparado aos demais produtos de limpeza presentes no mercado. Conheça a seguir as recomendações da doutora:

1- Função: amaciante
• Faça uma mistura de 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã, 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio com 4 colheres (de sopa) de água. Se for lavar as roupas à mão, adicione a mistura no último enxague. Na máquina de lavar, acrescente-a no reservatório de amaciante.

2- Função: limpa-vidros
• Faça uma mistura com três partes de água e uma parte de vinagre. Utilize o líquido para limpar vidros de janelas e espelhos.

3- Função: desorizador de ambientes
• Encha metade de um borrifador com água e então, adicione 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã. Agite até parar o líquido parar de espumar. Acrescente mais água no borrifador e utilize como purificador de ar, para eliminar maus odores como cigarro ou comida.

4- Função: lustra-móveis
• Una vinagre e parafina em partes iguais e, em um recipiente, misture bem. Pode ser usado para lustrar a mobília de madeira

5- Função: multiuso
• Prepare uma solução de água e colheres (de sopa) de vinagre. Borrife a mistura 2 vezes por semana em azulejos para evitar manchas no rejunte.
• Misture 100 g de bicarbonato de sódio com sabão em pó e 100 ml de vinagre de maçã ao amaciante. Utilize as soluções ma maquina quando for lavar a cortina do banheiro para retirar as impurezas.

6- Função: limpa-piso
• Adicione 1 xícara (de chá) de vinagre de maçã em balde repleto de água. Utilize a misture para lavar o piso.