Saiba mais sobre a intolerância e alergia ao leite

Vai um copo de leite quentinho aí? Não há melhor bebida para se tomar antes de dormir, mas nem todo mundo se dá bem com ela. Quer saber mais sobre Intolerância e alergia ao Leite? Então leia esse artigo e se informe mais sobre esse problema que afeta muitos brasileiros.

Durante anos, os médicos não conseguiam diagnosticar com precisão o mal que ocasionava dores de barriga e até diarreia em muitas pessoas. Mas com a observação na alimentação, principalmente com uma maior incidência de alimentos de origem animal, inclusive leite e derivados, chegou-se ao diagnóstico: Intolerância ao leite ou mais conhecido entre os médicos como intolerância a lactose.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O que é Intolerância ao Leite?

Mas o que de fato é Intolerância ao Leite? Intolerância a Lactose é a ausência da enzima lactase, que absorve as propriedades do leite. Na falta dessa enzima, a pessoa tem uma demora na digestão dos alimentos, além de mal estar como flatulência (gases), dores de barriga e diarreia em casos mais sérios e antigos.

Intolerância e Alergia ao Leite

A Intolerância a Lactose geralmente não é um problema hereditário, mas pessoas com casos de problemas intestinais na família, tem uma maior probabilidade de desenvolver o problema. Existem, em casos raros, pessoas que já nascem com o problema e geralmente essas pessoas apresentam uma forma mais forte da intolerância ao leite, denominada de alergia a lactose.

Nesse caso, o problema é agravado toda vez que ingere leite e seus derivados, de modo que a pessoa sofre uma reação alérgica. A alergia ao leite pode estão ou não associada a Intolerância ao leite, sendo mais comum entre bebês e crianças.

Sintomas

Para quem tem a Intolerância a Lactose, os sintomas são apenas 3:

· Gases;
· Dores Abdominais;
· Diarréia com ou sem sangue.

No caso de conter sangue nas fezes, é importante que a pessoa faça uma bateria de exames para não constatar problemas mais sérios de saúde e doenças Gastrointestinais como Úlcera Estomacal, Retocolite Ulcerativa ou Doença de Chron.

No caso da Alergia ao leite, os sintomas mais comuns, além dos já citados são:

· Vermelhidão;
· Coceira;
· Inchaço na boca, língua, garganta e possível choque anafilático;
· Perda de peso;
· Depressão;
· Cansaço;
· Sintomas de gripe entre outros.

Não é fácil os médicos darem esse diagnóstico, já que os sintomas podem estar associados a outras inúmeras doenças, sendo somente com exames de alergia entre outros que pode-se dar o diagnóstico de Alergia a Lactose com precisão.

Leite de Soja, uma ótima opção

Quando se dá o diagnóstico de Alergia ou Intolerância a Leite, a pessoa deve fazer uma mudança total em sua alimentação para melhorar os sintomas, já que as doenças não possuem cura. A forma mais usual, é retirar parcial ou completamente, leite e seus derivados da alimentação, fazendo uso de outros produtos como leite de cabra ou de soja, geralmente mais indicado pelos médicos por ser saudável e 100% vegetal.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.