Saiba mais sobre a aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é concedida a homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 anos de idade desde que tenham cumprido o período de carência (isto é, o período mínimo de contribuições mensais). A aposentadoria por idade é irreversível e irrenunciável, isto é, depois que receber o primeiro pagamento, o segurando não poderá desistir do benefício.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é o caixa da Previdência Social, responsável pelos pagamentos das aposentadorias por idade e invalidez; pensão por morte; auxílios doença, acidente e doença por acidente de trabalho; salário- maternidade e família, reabilitação profissional e 13º salário.

A aposentadoria por idade pode ser solicitada nas Agências da Previdência Social, para isso é preciso estar atento a cada caso e quais são os documentos necessários. Por exemplo para aqueles que se inscreveram na Previdência Social a partir de 25/07/1991, o período de carência é de 180 meses, já aqueles que se inscreveram antes deve estar atentos à Tabela Progressiva de Carência, disponível no site da Previdência Social.

Mas qual o valor a ser recebido? Para os trabalhadores rurais o valor recebido é de 1 salário mínimo, a não ser que ele tenha optado por contribuir espontaneamente com a previdência, nestes casos o cálculo é o mesmo feito para os demais trabalhadores segurados. Para os trabalhadores que contribuíram para a previdência, o valor de aposentadoria recebido é de 70% do salário de benefício, mais 1% para cada grupo de 12 contribuições (ou seja, acréscimo de 1% para cada ano trabalhado), até um limite de 100% do salário de benefício. A saber, o cálculo do salário benefício depende da data de inscrição do trabalhador na Previdência Social, por exemplo, para aqueles que se inscreveram até 28/11/1999, o salário benefício é a média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente e para aqueles que se inscreveram a partir de 29/11/1999, o salário benefício é a média dos 80% maiores salários de contribuição (corrigidos monetariamente), multiplicado pelo fator previdenciário, que leva em conta a expectativa de vida, a idade, o tempo e a alíquota de contribuição do trabalhador.

A principal vantagem é garantir o recebimento de um valor mensal, quando o segurado não tem mais idade ou saúde para continuar trabalhando. Para quem, na ativa, tem salário até R$ 1.430 a vantagem é ainda maior porque as perdas serão pequenas.

E atenção, para obter a aposentadoria integral, as mulheres precisam contribuir por 30 anos; os homens precisam cumprir 35 anos de contribuição. E na aposentadoria proporcional, quem completou o tempo de 30 anos de contribuição para os homens -ou de 25 para as mulheres- até 16/12/98 necessita ter, ainda, a idade de 53 anos para homens e 48 anos para mulheres para requerer o benefício.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.