Roteador TPlink TL-MR3020

Roteador compacto da TP-Link conta com HSPA+

A conexão HSPA+ chegou ao mercado a pouco tempo e as fabricantes não perderam tempo em adicionar essa tecnologia nos produtos comercializados no Brasil. Com 6,7 cm de comprimento, 2,1 cm de largura e 7,4 cm de altura, o compacto da TP-Link oferece boa conexão a um baixo preço.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Pelas pequenas dimensões do TL-MR3020, é quase imediata a comparação com o Airport Express da Apple e o BandLuxe. Mas ao contrário dos demais, o pequeno não conta com antena Wi-Fi e possui apenas uma porta ethernet, o que mesmo assim não reflete em desempenho ruim.

Esse roteador da TP-Link tem com características básicas, focando no uso doméstico. O gerenciamento de banda é feito por IP, permitindo diferentes velocidades para diferentes usuários. Dessa forma, o computador principal pode ficar com maior parte da banda e dispositivos como smartphones ou tablets tem acesso mais lento.

Um ponto controverso do aparelho é na hora de conectar o modem 3G ou HSPA+. A Anatel recomenda que em aparelhos desse tipo, deve-se usar o extensor para que o sinal não sofra interferência, mas nesse modelo isso não é possível, devido a falta de energia. Dessa maneira deve-se conectar o modem diretamente no aparelho.

A interface para configuração do TL-MR3020 é bastante intuitiva e simples, porém requer conhecimentos em inglês, já que é a única linguagem disponível. Outro ponto que merece destaque é a compatibilidade com modens de 3G e HSPA+, no total ele possui suporte a mais de 120 modelos.

Em testes realizados, as marcas desse roteador ficam na média. A uma distância de um metro do dispositivo, a velocidade de conexão fica com 53,9 MB/s. Já a 16 metros, a marca cai 0,14 MB/s e a 10 metros com uma parede como obstáculo, a velocidade fica em 1,4 MB/s.

Um ponto positivo do modelo é a sua conexão de energia, feita através de uma microUSB, possibilitando maior facilidade de troca caso necessário.

Pelo tamanho, o roteador TPlink TL-MR3020 cumpre bem o seu papel e com preço de R$ 119, ele se torna prático para ambientes pequenos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.