forbrukslån | forbrukslån på dagen | forbrukslån

Rimos para não chorar

O riso pode ser uma válvula de escape em momentos de tensão.

O ser humano é a única espécie que ri e ri bastante, em média 17 vezes por dia. Rir nos faz muito bem, nos acalma e muitas vezes nos faz ver a vida com menor rigor e sermos pessoas mais leves diante das adversidades enfrentadas no dia a dia. Rir torna-nos indivíduos mais felizes e por isso muitas vezes rimos em momentos inapropriados. Você já se constrangeu ao rir em uma situação de perigo, tristeza ou catástrofe iminente? Fique tranquilo, você não está só. Rir também pode ser uma ação que nos alivia diante de um perigo ou sentimento de frustração, pois tem um efeito relaxante e por isso, você ri para não chorar.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Segundo cientistas que estudam a risada, é bem provável que o riso seja gerado por um circuito que atinge diversas áreas do cérebro e não somente uma. Estes estudiosos afirmam que uma degeneração, perda ou dano causado em quaisquer destas áreas pode atingir o senso de humor, prejudicando-o e modificando a reação ao humor de alguém.

Agora, porque algumas coisas nos parecem ser engraçadas e outras não? E porque, muitas vezes, o que consideramos engraçado, outras pessoas não consideram?
Um dos motivos que gera o riso é a surpresa ou a resposta inesperada diante de uma situação ou uma piada, se esta segue por um caminho diferente do que você esperava, as suas emoções e pensamentos diante dela mudarão, ou seja, você pensa uma coisa e sente outra, resultando no riso. Esta experiência se baseia em experiências já vividas pelas pessoas, se alguém já ouviu ou vivenciou algo similar ao que se conta ou a situação atual, sua resposta será diferente e por isso para ela aquilo pode não lhe parecer tão engraçado, é como ouvir uma mesma piada repetidas vezes, se ela já está sendo contada a você pela quinta vez, não será tão engraçada quanto da primeira.

A cultura também tem influência sobre o que achamos engraçado ou não, uma piada contada em um país sobre os seus hábitos e costumes, pode não fazer o menor sentido se contada para pessoas de culturas distintas. A idade da pessoa, da mesma forma, é relevante quando se trata de situações que causam o riso, conforme amadurecemos e desenvolvemos nossa inteligência, somos capazes de entender conceitos, malícias e situações que não entenderíamos antes, pois o nosso senso de humor também amadurece.

O riso também ocorre quando nos consideramos melhores que outros, estimulando assim a autoafirmação, e rimos da inferioridade, isso não é nada legal, mas acontece. Outro fator que nos leva ao riso é quando nos vemos diante de um problema ou de alguma circunstância difícil, onde nos sintamos ameaçados ou até mesmo envergonhados, nestes momentos, o riso nos auxilia sendo uma experiência que ameniza a situação e também nos ajuda a desviar de sentimentos ruins como a raiva ou a tristeza, então literalmente rimos para não chorar.

Por isso, rir durante uma briga ou em outros momentos de tensão é absolutamente normal, rir reduz os hormônios do stress e nestes casos rir pode verdadeiramente ser considerado o melhor remédio.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.