RIC – Conheça o novo documento de identidade, substituto do RG

A partir de janeiro de 2009 começa a ser expedida a novo documento de identidade, que deve substituir o RG (Registro Geral). O nome do documento é RIC (Registro de Identidade Civil), que vai reunir todas as nossas informações.

RIC   Conheça o novo documento de identidade, substituto do RG

No RIC, além do novo número longo e chato que vamos ter que decorar, constará no documento o número do RG (isso mesmo, o número vai continuar), do CPF e do Título de Eleitor.

Parecido com um cartão de crédito, o RIC também terá um chip com informações adicionais, como cor da pele, altura e peso. As impressões digitais não serão mais coletadas através de tinta no dedão, dedão no papel. O negócio agora é mais chique, as impressões serão escaneadas e enviadas para um banco de dados do INI – Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal.

O RIC contará também com dispositivos anti-scanner, imagens ocultas e palavras impressas com tinta invisível, fotografia e impressão digital a laser, além de todas as informações trabalhistas, previdenciárias e criminais do cidadão gravadas no chip.

A troca total da atual identidade RG pelo Registro de Identidade Civil deve acontecer gradativamente em um prazo de 9 a 10 anos.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

21 comentários

  1. Marcelo escreveu:

    O novo documento vai poder botar , o RG,o CPF,a CTPS,o TE,o PIS PASEP,a CNH e o numero de reservista.
    Tudo junto nessa nova identidade muito obrigado se puder me responder.

    • aliane escreveu:

      já posso fazer já esta disponivel

  2. manuel escreveu:

    po euu tava sem rg pois perdi o meu
    ai eu tava querendo tirar o novo logo
    e essa parada de marca da besta ai eu acho nada a veer ate porque isso é um chip que sera implantado na mão entende kkkkk
    hahahahahahahahhaha eu ate ri um poco

  3. silvania lopes escreveu:

    e gostei dessa nova carteira de indentidade

  4. Ribeiro escreveu:

    Nossa, que não seje o sinal da Besta, se for,muitos irão ao inferno
    isso é péssimo!

  5. carlos escreveu:

    paresendo mais a marca da besta este ric !

  6. Lidoca escreveu:

    Aparentemente as emissões de RICs começam ainda em 2010, porém a substituição total deve levar 9-10 anos, com custos por conta da União pq é uma mudança de sistema, não uma 2ª via de documento.

    O nº tem 10 dígitos (como o do CPF) e substitui o do RG, CPF, Título de Eleitor, CNH e CTPS, e me parece q tb o do passaporte. Não vai ser MAIS UM, mas UM ÚNICO nº p/ tudo, só q vc tem a liberdade de continuar decorando o nº de cada um (vai continuar valendo p/ quem já tem esses documentos, pelo menos a princípio), o problema é seu. De qq forma, de acordo com o ITI, “a implementação do RIC não comprometerá a validade dos documentos de identificação já existentes”.

    Um dado q o RIC vai trazer é o tipo sanguíneo, mas coisas como altura e peso (q variam ao longo do tempo) não vão constar do chip, até pq não fazem nenhum sentido.

    P.S.: Sempre que divulgar uma informação na Internet, verifique a veracidade e cite a fonte. SEMPRE.
    - Câmara Federal: http://www.camara.gov.br
    - ITI: http://www.iti.gov.br

  7. Josemir escreveu:

    Nesse nosso Brazil é sempre assim: Noticiam coisas maravilhosas mas, para quem? Pra gringo ver? Quando esse ric chegar todos veremos que é só mais um documento onde vao colocar o que a lei exige, tirem deinheiro desses trouxas pois, eles tem muito o que pagarem. O bom disso quando e se acontecer é que não vamos precisar levar conosco tanto documentos, um só será suficiente, agora fica uma pergunta: Se esse ric é tão importante assim porque é que a justiça eleitoral está fazendo a troca de titulos eleitorais antigos pelo novo titulo com foto?
    É só pra gringo VER voces fiquem esperando esse tao de ric chegar e quando for possivel, me avisem.

  8. Lisa Mariuza Higa Wakisaka escreveu:

    Por favor informar em qual Detran (cidade) posso efetivar esse novo documento (RIC), substituto do RG, pois tenho que alterar meu nome (ação de retificação civil) e já gostaria de emitir o RG juntamente com esse novo RIC.
    Informo que moro na cidade de Presidente Prudente/Sp e fiquei sabendo que no estado do Rio de Janeiro já estão fazendo. Nas férias irei ao Rio e gostaria de saber se na cidade de Cachoeiras de Macacu/RJ o detran de lá já está emitindo esse documento???
    Aguardo resposta!
    Muito obrigada!
    abraços,
    Lisa.

  9. Sander escreveu:

    “o RIC também terá um chip com informações adicionais, como cor da pele, altura e peso”

    Cor da pele e altura tudo bem mas peso é uma informação inútil pra esse tipo de documento. Em outros lugares dizem que constará cor dos olhos também, afinal, essa informação está circulando a mais de 1 ano e até agora não vi nenhum desses documentos nas ruas, onde estão sendo feitos?

  10. Humberto Rosa Neres. escreveu:

    Eu gostaria de saber, esse novo documento vai custar quanto para ser tirado, em qual cidademento e a partir de qual data posso tentar tirar esse documento!!!!!

  11. Ana escreveu:

    Gostaria de saber onde será expedido este documento único?

    Obrigada

  12. João Silveira escreveu:

    Muito bom! Gostei. Já havia visto estudos no passado que acabaram não indo adiante.
    Sou favorável a um Cadastro Único. Acho muito importante criar um Documento de Identificação difícil e de preferência IMPOSSÍVEL de ser falsificado.
    Com isso seria importante ensinarmos as nossas crianças a gostarem do seu próprio nome desde cedo. Ensinando à criança o que significa um NOME ela passará a gostar e a zelar pelo nome. Com isso poderemos melhorar uma coisa chamada QUALIDADE DE VIDA. Deveríamos aproveitar para mostrarmos para as nossas crianças que elas não deverão alterar os seus IMPORTANTES nomes no ato do casamento. Criar uma família digna, direita, respeitosa, feliz não há nenhuma necessidade de alteração de nome. Isso no meu ponto de vista. Temos que respeitar o outro: Cada um é cada um. Por isso somos chamados de indivíduos.

    • mr m escreveu:

      123 de oliveira 4 não é um nome legalzinho……………para se gostar
      haushaushhaushhaush

  13. Mirna escreveu:

    Eu gostaria de saber, onde e apartir de quando poderemos solicitar o RIC (registro indentidade Civil), meus documentos de Habilitacao estao para vencer em 2010, e como estou morando nos USA gostria de saber onde (quais estados seram os primeiros), e quando posso solicitar o novo documento. Muito obrigada.

  14. Jakeline escreveu:

    Ainda bem! Sempre achei que deveria ser assim, e ouviram minhas preces!!
    Agora ao contratar ou ser contratato, não haverá mais a velha desculpa “perdi a carteira de trabalho”. É um absurdo um cidadão não poder saber das referências da pessoa que se quer contratar.
    Além disso teremos apenas um número para decorar.

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.