RETEC 2012 – Cursos técnicos gratuitos

A Secretaria de Educação de São Paulo convenia diversas escolas técnicas, para oferecer cursos gratuitos.

No segundo semestre de 2012, a RETEC (Rede de Ensino Médio Técnico) oferecerá cerca de 13 mil vagas gratuitas para estudantes, em 174 colégios credenciados, em 86 cidades do Estado de São Paulo. As vagas serão sorteadas entre os alunos inscritos.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Para concorrer ao RETEC 2012, é preciso estudar numa das 155 cidades que participam do programa e atender a uma das seguintes condições:

• ter cursado a 2ª série do Ensino Médio no ano passado;
• estar cursando a 3ª série (se foi aprovado) ou a 2ª série (caso tenha sido retido em 2011) do Ensino Médio na rede estadual de ensino;
• estar cursando o 1º (caso tenha sido retido em 2011), 2º ou 3º termo do Ensino Médio na modalidade presencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
• ter concluído o Ensino Médio na modalidade presencial da EJA no segundo semestre de 2011 ou no primeiro semestre de 2012.

A RETEC oferece 46 cursos técnicos, distribuídos em dez dos 12 eixos tecnológicos do catálogo de cursos do Ministério da Fazenda: “Ambiente, Saúde e Segurança” (Enfermagem, Nutrição, etc.), “Controle e Processos Industriais” (Eletrônica, Química), “Gestão e Negócios” (Administração, Secretariado), “Hospitalidade e Lazer” (Gastronomia, Guia Turístico), “Informação e Comunicação” (Informática, Jogos Digitais), “Infraestrutura” (Edificações, Manutenção de Aeronaves), “Produção Alimentícia” (Alimentos), “Produção Cultural e Design” (Comunicação Visual, Design de Interiores), “Produção Industrial” (Petróleo e Gás, Açúcar e Álcool) e “Recursos Naturais” (Agropecuária, Zootecnia).

Antes de fazer a matrícula, verifique sua vocação e confira o mercado de trabalho na sua região. Em geral, além dos cursos mais amplos, como Contabilidade e Marketing, há cursos específicos voltados para a produção local. No site da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), há uma descrição dos cursos, com suas aplicações e possibilidades profissionais. Lembre-se: cursos técnicos são opções para o trabalho. Com certeza, pode-se mudar esta opção, mas ela consome tempo, estudo e dedicação.

Os indicadores da FDE informam que 85,9% das escolas credenciadas têm bibliotecas com bons acervos e 85,5% são equipadas com laboratórios de informática. Além disso, metade dessas instituições obtiveram nota acima de 9 (de 0 a 10) na avaliação de suas instalações físicas. Você pode acessar o site do colégio em que pretender estudar, ou mesmo fazer uma visita para avaliar as condições.

Cuidado com os prazos

As inscrições RETEC 2012 podem ser feitas até 13 de julho, exclusivamente pela internet. O site da FDE tem um link para a inscrição.

O resultado do sorteio será divulgado no dia 23 de julho, o período de matrículas é de 23 de julho a 3 de agosto e as aulas começarão em 13 de agosto.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.