Restituição do Imposto de Renda

Durante todos os meses de cada ano a Receita Federal libera lotes da restituição do Imposto de Renda referente ao ano anterior. O processo de restituição equivale a todo valor declarado que responde os quesitos da Secretaria da Fazenda referente ao uso dos serviços de saúde e educação, em especial. Assim, parte dos valores declarados de consultas e internações hospitalares, mensalidade de escola ou faculdade podem ser devolvidos ao declarante.

Para saber quanto será restituído da sua declaração, ou seja, devolvido, basta acessar o site da Receita Federal e acompanhar os processos. Também é importante ficar atento ao prazo de liberação dos lotes, uma vez que o valor permanece no banco para retirada por um ano.

Há, ainda, possibilidade de rever o valor pago pela Receita, caso o contribuinte calcule que o total da restituição não corresponde ao montante real. Nesses casos, o indivíduo deve retirar a quantia restituída e só então registrar a diferença pessoalmente na sede da Receita Federal da sua região.

O acompanhamento de todas as declarações enviadas desde 1999 até as entregues em 2010 poderá ser feito nos canais próprios do Imposto de Renda no site da Secretaria da Fazenda.

Comente no Facebook

Comente