Remédios para afta

Saiba como tratar com remédios caseiros adequados a afta, seja ela na boca ou na gengiva.

Quando uma afta aparece, a primeira coisa que queremos saber é como tratá-la rapidamente e qual o remédio mais indicado. O principal sintoma da afta é dor e ardência. Em casos mais graves ela pode surgir seguida de febre e inflamação nos gânglios. Geralmente as aftas aparecem na boca ou na gengiva e é um problema que não tem cura, o que faz com que seja importante saber qual remédio usar para tratar esse incômodo logo que ele surge.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Geralmente a afta some depois de 7 dias, mas por ter como característica o forte incômodo, é normal recorrer à alguma medicação para sanar logo a questão. No período em que a afta aflora é comum ter que se privar de comer uma série de alimentos, principalmente os mais ácidos, como o abacaxi. Também é recomendado que a pessoa que fuma evite esse hábito, que só pode piorar ainda mais a dor da região com afta.

O remédio e tratamento mais utilizado para combater a afta é o bicarbonato de sódio, facilmente encontrado em qualquer farmácia. Apesar do bicarbonato de sódio aliviar a dor da afta, ele pode destruir os tecidos saudáveis da mucosa e, portanto, não é uma das soluções mais indicadas para sanar a afta de vez.
O própolis é uma opção recomendada para o tratamento da afta. Apesar de causar ardor no primeiro momento, ele auxilia no processo de cicatrização da ferida formada pela afta.

Também pode-se recorrer aos anti-inflamatórios à base de corticoide, encontrado nas farmácias em forma de pomadas ou soluções líquidas para fazer bochecho.
Dentre as dicas caseiras para sanar a afta está a indicação de se folhas novas de abacateiro ou fazer bochecho de chá de salvia duas vezes ao dia. Também se recomenda colocar mel cristalizado na ferida e fazer gargarejos com chá de camomila.

Para conter a proliferação da afta também é recomendado colocar duas gotas de água oxigenada em um cotonete e aplicar na ferida. Outras soluções caseiras são gargarejo com casca de romã, bochecho com iogurte natural, alfazema, calêndula ou framboesa.

A pedra hume também pode ser utilizada para tratar a afta. Basta deixar esse material dentro de um copo com água e depois bochechar com essa solução. Como uma das principais características da pedra hume é ser adstringente, ela age secando a afta com eficácia.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.