Redes sociais para aprender idiomas

Use a internet de forma útil e aprenda um novo idioma gratuitamente.

As redes sociais como Twitter e Facebook são, atualmente, os fenômenos da internet, com milhares de pessoas cadastradas e compartilhando notícias, eventos e informações. O problema é que nem sempre as informações são úteis e relevantes, e muitas pessoas acabam ficando entediadas.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Foi pensando em um público que quer usar a internet como ferramenta para aprimorar suas habilidades pessoais, e considerando o sucesso das redes sociais, que foram criados sites de relacionamento que promovem o aprendizado de idiomas.

Esses sites são redes sociais nas quais qualquer pessoa pode se cadastrar. A diferença é que, enquanto navega nesses sites, a pessoa tem a chance de aprender uma nova língua, seja conversando com outros usuários de diversas partes do mundo, seja praticando as lições e exercícios disponíveis.

O legal é que muitos desses sites oferecem cursos gratuitos; basta se cadastrar e optar pela conta simples, ou seja, a que é grátis. O cadastro é muito fácil, é necessário preencher alguns dados pessoais e depois criar um login e senha para entrar no site.

As principais línguas oferecidas são aquelas mais faladas pelo mundo, ou mais procuradas, como Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Português, Japonês, Russo, Árabe, Mandarim… Mas em algumas dessas redes sociais também é possível aprender línguas menos comuns, como Romeno, Norueguês, Lituano, Farsi, Urdu e muitas outras que às vezes a gente nem sabe que existem!

É no cadastro que cada pessoa informa sua língua nativa, ou seja, a língua que fala, e as línguas que quer aprender. Você pode optar por uma ou mais línguas e ainda indicar seu nível de domínio de cada uma delas, desde básico, passando por intermediário, avançado, fluente ou nativo.

Feito o cadastro, você escolhe os cursos que quer fazer e vai acompanhando as lições de cada língua. Geralmente, os sites disponibilizam exercícios para fixar e revisar o conteúdo. Ao final de cada unidade o aluno faz pequenos testes, como se fossem provas, para comprovar conseguiu entender todo o conteúdo que foi explicado na unidade. No fim de todo o curso é possível obter um certificado de conclusão do curso; você pode salvar o certificado no computador e depois imprimi-lo.

Enquanto não estão vendo ou fazendo as lições das unidades, os usuários podem ajudar outros usuários corrigindo lições já feitas. Por exemplo, uma pessoa que fala inglês e está aprendendo português manda para você a lição que ela fez do português e você pode corrigir e mostrar para a pessoa os erros que ela cometeu, explicando como ela faz para corrigir os erros e melhorar o domínio da língua. Os exercícios podem ser tanto escritos quanto falados, e é possível ouvirmos a gravação para verificar se a pronúncia da pessoa está boa.

Você também pode bater papo com os usuários que falam a língua que você está aprendendo. Quem estiver aprendendo espanhol, por exemplo, pode conversar com pessoas da Espanha, Costa Rica, Peru, Chile…

Em muitos casos, o contato feito através do site acaba extrapolando para outras redes sociais, como o Facebook, ou mesmo para o Skype ou MSN, onde é possível conversar com a pessoa usando recursos ainda mais efetivos, como áudio e webcam. E quem sabe você não consegue ser ainda mais eficaz, viajar para o país de seu amigo e conversar pessoalmente com ele?

Veja abaixo algumas dessas redes sociais para aprender idiomas:

Live Mocha – www.livemocha.com
Busuu – www.busuu.com
Palabea – www.palabea.com

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.