Reajuste de Aluguel 2012

Saiba mais sobre o reajuste de aluguel 2012.

O ano de 2012 está chegando e junto com o novo ano uma boa parcela de contas à pagar e reajustes, um deles é o reajuste do aluguel.

As locações de imóveis são contratadas perante a assinatura de um “Instrumento Particular de Contrato de Locação de Imóvel”, que é um documento que ajusta entre o contratante e o contratado o valor, o prazo e o índice de reajuste do aluguel.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A regra para 2012, é que contratos de locação feitos nos últimos meses de 2011 e nos primeiros meses do ano que vem devem ser reajustados tomando como base o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de novembro deste ano, que está na média de 8% à 15%. E os contratos novos são os que deverão ser fechados com reajuste médio de 20% a 50% em alguns casos.

Entretanto, outros índices de correção monetária apontam que a inflação está próxima dos 6,5%. Esse fato pode contribuir para que os inquilinos consigam ter uma negociação mais flexível com os proprietários. Mas atenção, se você fechar a negociação em um valor mais baixo do que o pedido pelo locatário formalize tudo em documento assinado por ambas as partes e pelo seu fiador. Caso seja casado, seu cônjuge também precisa assinar o documento.

Algumas dicas podem ajudar na hora da negociação com o proprietário, você pode, por exemplo, fazer uma pesquisa do preço médio de locação dos imóveis da região e comparar com o preço que está pagando. Caso verifique que os preços dos imóveis compatíveis com o seu estão mais baratos pode negociar com o locatário do imóvel um reajuste menor.

Os imóveis comerciais seguem uma lógica de mercado um pouco diferente das demais propriedades, porque existe uma demanda maior por eles. Nesse caso pontos estratégicos têm sempre índice de reajuste bem altos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

  • um aluguel que começa com o valor de R$3500,00 e passa a 4000,00 no segundo ano tendo um aumento de 500,00 a cada ano chegando a 5500,00 no quinto ano, seria algo arriscado, por haver uma suba maior do q vem acontecendo. qual sua opnião?

  • tenho uma lojinha e o contrato foi feito em 20 de março de 2011 até 2013, ano passado por esquecimento não reajustamos o aluguel, o aluguel é de R$ 250,00, como reajustar esse ano?

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.