Quem pode sacar o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço protege o trabalhador de um eventual desemprego, servindo como uma poupança em que o empregador é o depositante. Embora estes valores sejam pertencentes ao trabalhador, nem sempre podemos lançar mão deles. Saiba então quem pode sacar o FGTS e em quais situações ele pode ser usado.

Quem pode sacar o FGTS?

Os empregadores são obrigados por lei, a depositar o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário, de forma mensal, em uma conta específica. Estes depósitos se acumulam, sendo equivalentes a uma remuneração do funcionário, por ano trabalhado.

O saldo do FGTS pode ser retirado apenas em algumas situações.

O trabalhador pode sacar o dinheiro do Fundo de Garantia quando for demitido sem justa causa, quando houver término de contrato por prazo determinado, rescisão por extinção da empresa, necessidades pessoais causadas por calamidade pública, aposentadoria, portador de HIV positivo, acometido por câncer, estágio terminal de doença grave, quando a conta estiver inativa por mais de 3 anos, entre outros motivos.

O saldo também pode ser utilizado como parcela de pagamento da casa própria.

No caso de falecimento do titular da conta de FGTS, seus herdeiros podem solicitar o saque do valor.

Para saber qual é a documentação necessária para sacar o FGTS, de acordo com cada caso, clique aqui.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários

    Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.