Quanto tempo meu filho deve ficar assistindo TV?

A televisão é mais um meio de entretenimento de muitos brasileiros, mas utilizá-lo como único, principalmente para as crianças é prejudicial a sua formação. Saber dosar e achar o equilíbrio entre atividades ao ar livre, brincadeiras com os amigos, ida ao teatro, parque, zoológico, entre outros e assistir televisão é o mais importante.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Para a Academia Americana de Pediatria, crianças com menos de 2 anos não deveriam ser expostas à televisão. Para crianças com mais de 2 aos 5 anos deveriam ficar no máximo 1 hora por dia. Isso também vale para outros eletroeletrônicos como videogames, DVDs, IPods, computadores e outros.

O excesso de horas na frente da TV podem causar problemas na atenção, no aprendizado e sobrepeso. Estes são os problemas mais comuns, mas também podem ocorrer outros, como por exemplo desequilíbrios alimentares. Há pais que deixam a criança comer na frente da televisão. O que não faz bem.

Infelizmente a vida moderna deixa os pais fora de casa o dia inteiro, só a noite estão com os filhos e precisam dividir o tempo entre os afazeres domésticos e dar atenção as crianças. Isso acarreta muitas vezes na distração de quanto tempo seus filhos estão assistindo TV, ou simplesmente para conseguirem fazer as coisas deixam a criança ver TV, assim elas ficam mais quietas.

Os pediatras alertam que essa não é a melhor forma para controlar os filhos, pois o excesso de televisão ou outros aparelhos como o computador podem causar problemas emocionais que serão desenvolvidos na adolescência.

O ideal não é proibir, mas sim que os pais criem uma rotina conjunta com as crianças, onde eles possam brincar com elas, contar histórias, desenhar, cantar e dançar. Estas atividades geram muito mais interesse e desenvolvem a imaginação, o lúdico e o vínculo familiar.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.