Qual o melhor tratamento para cistite?

Conheça mais sobre essa inflamação na bexiga que é a cistite e conheça como se deve fazer para tratar a infecção urinária.

A cistite é uma doença muito mais comum em mulheres do que em homens e precisa de tratamento específico e rápido para que seja curada e para sanar o incômodo que ela causa. Pra fazer um tratamento contra cistite o primeiro passo é entender qual tipo de cistite se tem, uma vez que existem vários.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Os tipos mais comuns de cistite são:

· Cistite bacteriana – causada por bactéria coliforme que é transferida do instetino para a bexiga através da ureta;
· Cistite intersticial – é uma lesão na bexiga, o que resulta numa irritação constante, mas sem infecção;
· Cistite eosinofílica – esse tipo de cistite só pode ser diagnosticado através de biopsia, identificando que a bexiga está com um alto índice de glóbulos brancos;
· Cistite por radiação – geralmente esse tipo de cistite é desenvolvida por pacientes que tem câncer e que passam por tratamentos de radioterapia.

É comum dizer que a cistite é uma doença que ocorre em mulheres com vida sexual ativa. Realmente o ato sexual pode ajudar propagar uma crise de cistite, sendo a bactéria introduzida na ureta através do mesmo. Porém, isso pode ser considerado um mito, uma vez que mulheres sem atividade sexual também são acometidas pela cistite.

Idosos de ambos os sexos estão propensos a desenvolver cistite justamente pelo esvaziamento completo da bexiga associado à uma série de fatores.

Para o tratamento de cistite em idosos e pessoas com diabetes é indicado tratamento urgente, para evitar uma infecção de rins, sendo que o tratamento é feito com uma série de antibióticos e com a recomendação de abstinência do ato sexual até que a infecção esteja sanada.

Os antibióticos são usados no tratamento de todos os tipos de cistite, apenas variam na sua composição para cada uma delas. É bom lembrar que uma vez que se começa a fazer o tratamento ele não pode ser interrompido. Para saber se o tratamento contra a cistite foi eficaz é comum que o médico peça exames de urina com uma certa periodicidade. Além de antibióticos, uma série de analgésicos podem ser indicados para ajudar a combater a dor e incômodo que existe para a pessoa infectada com cistite.

O tratamento contra cistite costuma durar cerca de 3 dias, mas às vezes pode ser recomendado o uso prolongado de antibióticos para acabar definitivamente com os micróbios que são mais resistentes.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.