Qual a diferença entre jacaré e crocodilo?

Você sabe qual a diferença do jacaré para o crocodilo? Suas dúvidas acabam agora.

Na época dos dinossauros, os animais do grupo dos crocodilianos podiam chegar a medir trinta metros de comprimento. Embora um pouco menores, hoje eles ainda são os maiores e mais evoluídos répteis que existem na natureza.

Todos os dentes do crocodilo ficam aparentes mesmo com a boca do animal fechada

A palavra “réptil” vem do latim reptare e significa “rastejar”. Além do crocodilo, no grupo dos crocodilianos estão o alligator (forma como esse animal é conhecido nos EUA), o gavial e o nosso jacaré.

Eles são animais vertebrados e que possuem dois pulmões, ainda que sua respiração seja considerada estranha por apresentar poucos movimentos de caixa torácica. Por isso, os crocodilianos parecem, por vezes, quase imóveis aos nossos olhos.

Essa espécie nunca consegue atender à demanda de oxigênio feita por seu corpo, pois não possuem os sistemas circulatório e respiratório tão evoluídos quanto os de um mamífero, por exemplo.

Essa falta constante de ar nos tecidos acaba por variar sua temperatura corporal de acordo com o ambiente em que se encontram. Isso significa que o sistema nervoso deles não consegue regular devidamente o calor e, por isso mesmo, você já deve ter ouvido falar que eles são conhecidos como animais de “sangue frio”.

Mas, afinal, qual a diferença entre crocodilo e jacaré? De longe, a semelhança é enorme. Logo, para distinguir uma espécie de outra, precisamos nos aproximar bastante. Para começo de conversa, ambos pertencem a famílias diferentes, mas tais classificações científicas pouco significam para quem não vai estudar essas espécies a fundo.

Os dentes superiores do jacaré ficam aparentes quando o animal fecha a mandíbula

Os crocodilos são da família Crocodilidae e possuem a parte da cabeça bastante estreita. Além disso, eles possuem, na área do ventre, alguns pontos denominados “poros glandulares”. Outro detalhe, que por muitos é considerado o principal ponto de distinção entre esses répteis, é que, quando fecham a boca, os crocodilos deixam aparecer ambas as arcadas dentárias, tanto a inferior quanto a superior.

Por sua vez, os jacarés pertencem à família Alligatoridae e têm um focinho mais arredondado do que o dos crocodilos. Eles também não possuem poros glandulares e, quando estão com a mandíbula fechada, deixam à mostra apenas os dentes superiores.

Mas, lembre-se, se você encontrar um desses animais aqui no nosso país, pode ter a certeza de que ele é um jacaré, pois não existem crocodilos no Brasil.