Qual a hora de sair da casa dos Pais?

Muitos psicólogos alegam que aos 18 anos é hora dos filhos viverem a sua vida e saírem de casa em busca de sua independência. Porém, de acordo com a educação e cultura brasileira, os filhos não tem idade para sair de casa.

Essa discussão entra voga principalmente quando comparamos a cultura brasileira com a cultura americana, pois nos EUA é comum os filhos saírem de casa para fazer faculdade longe da casa dos pais. Pois, lá não necessariamente os filhos saem de casa quando já tem independência financeira esse costume ocorre aqui!

Mas, há muitas pessoas que mesmo já tendo conseguido a independência financeira não abrem mão de morarem na casa dos pais. Alguns dizem que não saem devido à facilidade, por não precisarem fazer comida, arrumar a casa e ter a facilidade de contar com a ajuda dos pais sempre que precisarem.

Quando a pessoa tem condições financeiras de se sustentar e resolve sair de casa ele realmente se torna independente, porém nada adianta sair de casa e continuar sendo sustentado pelos pais, pois a pessoa só muda de endereço e continua dependente dos pais.

Normalmente, quando o filho tem uma boa relação com os pais só saem de casa quando se casam ou vão morar com quem ou conseguem a sua independência financeira. Há aqueles também que decidem por dividir a casa com amigos o que pode resultar em sérios problemas porque os conflitos costumam ser muito maiores devido a diferenças de pensamento e comportamentos dentro da casa.

Na verdade, não há um conceito final de quando se deve sair da casa dos pais, porém há algumas pessoas que sentem uma necessidade mais cedo ou mais tarde e há pessoas que acreditam que devido à cultura norte americana de mandarem os filhos para fora de casa aos 18 anos faz com que as pessoas tenham sucesso financeiro mais cedo. Mas, todo conceito é relativo!

As pessoas tem que se adaptar a sua realidade, se a realidade da pessoa é que não se entende com os pais e deseja viver a sua vida sem ter que prestar contas a ninguém nenhum problema ele sair e casa para viver a sua vida. Talvez, dessa maneira e enfrentando a vida real ele dê mais valor ao que tinha ou nunca se arrependa da escolha que fez. Mas, para aqueles que desejam primeiro, ter sua independência financeira que consigam ela primeiro. O importante é está bem consigo mesmo!