Qual a diferença entre PIS e PASEP?

Você sabe qual a diferença entre PIS e PASEP? Não? Tudo bem isso é normal, muitos trabalhadores realmente não sabem e outros até acreditam ser algo único. Por isso explicaremos a diferença de um para outro e em quais situações utilizá-los.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Explicando de forma simples fica mais fácil entender. O PIS é um benefício direcionado (pago) através da Caixa Econômica Federal aos funcionários de empresas privadas. E já o PASEP foi desenvolvido aos servidores públicos e pago através do Banco do Brasil.

O principal objetivo de ambos é obtenção de fundo de crédito ao trabalhador, pensando principalmente em caso de perda do emprego. As empresas pagam um valor mensalmente à Caixa, para que assim possam proporcionar o benefício do PIS/PASEP ao empregado.

Importante saber que uma porcentagem da contribuição é encaminhada ao Governo Federal a fim de financiar programas para fins econômicos, o demais é reservado especialmente aos benefícios do trabalhador, por exemplo, abono salarial e seguro desemprego.

O PIS/PASEP pode ser considerado como um 14º salário, mas remunerando o empregado somente após uma divulgação da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, com um valor de até um salário mínimo vigorante. Mas atenção, pois existem algumas situações que permite saque do valor fora da data estabelecida pela Caixa:

Aposentadoria; invalidez permanente, transferência para reserva remunerada, reforma militar, benefício assistencial a idosos e a deficientes, AIDS, morte do trabalhador e Câncer. Para mais informações consulte a Caixa onde possui sua conta.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

8 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.