Qual a capital mais engarrafada do Brasil?

São Paulo é quem leva a fama, mas o trânsito na capital paulista é quase tão complicado quanto o do Rio de Janeiro. A mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (Ipea) mostra que paulistanos e cariocas levam quase o mesmo tempo para se deslocarem de casa até o trabalho. Enquanto em São Paulo se leva 42 minutos e 48 segundos em média, no Rio o tempo é de 42 minutos e 36 segundos. Em termos mundiais, só o trânsito de Xangai, na China, é mais engarrafado (50 minutos no trajeto casa-trabalho).

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A diferença das duas maiores cidades brasileiras para outras grandes capitais pelo país é de cerca de 10 minutos a mais de tranqueira por dia. Recife e Brasília, ambas com 35 minutos, empatam na terceira posição, enquanto Belo Horizonte, com 34, é a quinta colocada, junto de Salvador. Em 2012, a capital mineira recebeu a “honraria” de ter o pior trânsito do país após um estudo que apontou que 63% da malha viária da cidade fica diariamente comprometida por lentidão.

Os motoristas de Curitiba, Fortaleza e Belém gastam entre 31 e 32 minutos no trânsito diariamente para se deslocarem de casa até o trabalho. Dentre as dez capitais pesquisadas, a que melhor apresentou resultados, com certa folga, foi Porto Alegre: os motoristas gastam 27 minutos e 42 segundos em média de suas residências até seus locais de trabalho diariamente. No entanto, com as diversas obras que estão realizadas na cidade para a Copa de 2014, as quais bloqueiam algumas avenidas importantes e dificultam o trânsito, a tendência é que o tempo gasto pelos gaúchos aumente numa próxima pesquisa.

Capitais mais engarrafadas do Brasil

1- São Paulo, 42,8 minutos*
2- Rio de Janeiro, 42,6
3- Recife, 34,9
4- Brasília, 34,8
5- Belo Horizonte, 34,4
6- Salvador, 33,9
7- Curitiba, 32,1
8- Fortaleza, 31,7
9- Belém, 31,5
10- Porto Alegre, 27,7

* Tempo gasto no deslocamento diário entre a casa e o trabalho de cada entrevistado.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.