Quais os sintomas da gravidez?

A desconfiança de uma gravidez geralmente ocorre quando a menstruação não vem. Porém, existem outros sintomas que podem indicar o início de uma gravidez e que devem ser observados.

Sono, cansaço, enjôos, alteração no paladar e no olfato são sinais mais conhecidos que podem indicar um início de gravidez. Porém, esses tipos de comportamentos devem ser observados dentro de um contexto geral. Afinal, é normal sentir cansaço e sono se a rotina está mais dinâmica e estressante nos últimos dias, por exemplo.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Em relação ao olfato apurado, tanto no início da gravidez, como durante todo o período de gestação, o que ocorre é que a mulher passa a sentir cheiros que não identificava antes e essa hipersensibilidade pode fazer com que ela passe a não gostar de determinada comida ou odor. Fome excessiva, vontade de comer fora do horário comum de alimentação também são fatores que lançam dúvidas de uma provável gestação. Isso sem falar na vontade de comer alimentos exóticos e fazer combinações não tão comuns para alguns pratos. Quando a mulher apresenta esse tipo de comportamento é normal dizer-se que ela está com “desejo”.

Do ponto de vista físico e estético, não é somente um ventre mais saliente que pode denunciar uma gravidez. É importante prestar atenção aos seios, pois o mamilo tende a escurecer um pouco e as veias ficarem mais evidentes, além do inchaço e aumento do mesmo. As pernas, mãos e braços também costumam ficar mais inchados nestes casos.

Uma situação recorrente, mas não muito conhecida, é o sangramento vaginal seguido de cólica. É comum ouvir casos de mulheres que dizem que estavam grávidas e mesmo assim tiveram o seu ciclo menstrual, o que é um erro. Na realidade, cerca de oito dias depois da ovulação pode ocorrer esse sangramento seguido de cólica, justamente porque o óvulo está se alojando no endométrio.

Outro indicador é a necessidade de ir ao banheiro com freqüência, principalmente no meio da noite, em decorrência da ganodotropina coriônica humana (HCG), hormônio produzido pelo embrião.

O melhor conselho é que ao detectar alguns destes sintomas procure-se uma farmácia para adquirir um teste de gravidez ou, ainda, um exame de sangue, para que se tenha uma confirmação real da gravidez. Lembrando que se a gravidez ainda estiver muito no início, pode ser que o teste de farmácia não consiga apontar o resultado correto. Neste caso, o exame de sangue acaba sendo o mais seguro e assertivo.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.