Quais os símbolos do Natal

O natal é um momento de confraternização familiar e um momento cheio de simbolismo. Os símbolos do natal estão muito presentes em todos os lugares, sejam em casas, em prédios públicos, na televisão ou em qualquer outro tipo de mídia.

Este artigo pretende apresentar os principais significados dos símbolos do natal. Árvore de Natal, presépios, estrela de Belém, guirlandas, sinos de natal, papai Noel, canções natalinas, reis magos, velas, cartões e panetones são os símbolos mais presentes em nosso dia a dia nessa época do ano.

Agora veja o significado de cada símbolo de natal:

Árvores de Natal

A árvore presente no natal é um pinheiro que recebe enfeites de bolinhas vermelhas e lâmpadas luminosas (pisca pisca). Segundo a tradição cristã, o pinheiro era uma árvore que estava próxima a manjedoura onde Jesus nasceu, estava acompanhada de mais duas árvores: uma oliveira e uma tamareira. A oliveira tinha algo a oferecer que são as azeitonas e a tamareira suas tâmaras, só o pinheiro não tinha nada a oferecer. Foi então que Deus enfeitou o pinheiro com as estrelas do céu.

Segundo a lenda o pinheiro ofertou estrelas ao menino que havia nascido na manjedoura representando a luz divina e a vida.

Presépios

Os presépios representam a humilde com que o filho de Deus veio ao mundo. Tenta retratar toda a humildade e a veneração dos presentes pelo menino Deus que acabara de nascer. Sempre apresentando a figura dos pais de Jesus, dos reis magos e dos animais que estavam presentes no nascimento do menino.

Estrelas de Belém

Representam a estrela que apareceu no céu para guiar os três reis magos ao local do nascimento de Jesus em Belém.

Guirlandas

Normalmente são instaladas nas portas das casas. Elas representam a receptividade da família pelas comemorações natalinas.

Sinos de Natal

Representa o anúncio ao mundo sobre o nascimento do menino Jesus.

Papai Noel

Representa a figura de São Nicolau, santo da igreja católica que viveu na Turquia e que ficou famoso por distribuir sacos de moedas a pessoas com dificuldades financeiras e por distribuir presentes a crianças carentes.

Canções Natalinas

As canções natalinas tentam representar a melodia entoada pelos anjos no nascimento de Jesus: “Glória no mais alto do céu e paz na terra aos homens de boa vontade”. Então as canções representam o anúncio do nascimento de Jesus.

Reis Magos

Representam os três personagens bíblicos que vieram de lugares distantes guiados por uma estrela para trazer: ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. Representam a união da humanidade ao nascimento de Jesus.

Velas

Para os cristãos acender uma vela nesta época do ano representa o amor, a fé e a vida.

Cartões de Natal

É um costume e uma forma generalizada de deseja feliz natal as pessoas que amamos. Representa todo o desejo de transmitir cumprimentos as pessoas que estão ao nosso redor ou que vivem distantes.

Panetones

É uma tradição italiana que se espalhou por todo o mundo. Representam a importância de comer um pão especial numa data especial que é o natal. Daí surgiu à necessidade de fabricar um pão com frutas secas para ser consumido somente nesta época do ano.

Enfim estes são os principais símbolos de natal e suas representações.