Quais os símbolos da Páscoa?

A Páscoa, para os cristãos, é considerada a maior das celebrações da cristandade em função do forte significado que possui. Esta data representa a ressureição de Jesus Cristo, que ocorreu três dias após ele ser crucificado. Alguns símbolos são característicos desta data e cada um deles possui um significado. Você sabe quais são os símbolos da Páscoa?

Os principais símbolos da Páscoa são o coelho, os ovos, o cordeiro, o sino, o círio pascal, o girassol, a colomba pascal e o pão e o vinho. O coelho é, atualmente, o símbolo mais popular da Páscoa. O animal é conhecido em função do seu poder de fecundidade – representando o ciclo da vida, a vida em abundância.

Quais os símbolos da Páscoa?

Os ovos também são bastante característicos da Páscoa e há muito tempo eles representam a data em diferentes culturas. Os ovos nas culturas pagãs serviam para representar o começo da vida. Os cristãos primitivos do oriente foram os pioneiros na tradição de presentear outras pessoas na Páscoa com ovos coloridos, que representavam a ressureição. Não se sabe exatamente porque foi adotado o costume de presentear as crianças, e também os adultos, com ovos de chocolate. Uma hipótese aceita é a de que os ovos cozidos foram substituídos pelos de chocolate em função da proibição de ingerir qualquer carne animal do período da Quaresma.

O cordeiro é outro símbolo bastante popular da Páscoa e também o mais antigo deles. Para os cristãos os cordeiros representam Jesus Cristo, chamado de Cordeiro de Deus, que foi sacrificado pelos nossos pecados e nos redimiu com seu sangue. Nos povos antigos a Páscoa era celebrada com o sacrifício deste animal.

Os sinos servem para representar, com alegria, no domingo de Páscoa, a ressureição de Jesus Cristo. O círio pascal nada mais é do que uma grande vela que é acesa nas igrejas no sábado de aleluia. Com as inscrições alfa e ômega, os círios pascais simbolizam o Jesus Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o caminho de seus fiéis.

O girassol também é tido como símbolo da Páscoa pois está sempre voltado para o sol. Esta flor também representa Jesus Cristo e, assim como ela segue o sol, os fiéis deveriam fazer o mesmo com Jesus, sempre se voltando a ele e o seguindo.

O bolo em forma de pomba da paz, no caso a colomba pascal, representa a vinda do Espírito Santo. Para saber quais são os símbolos da Páscoa, é interessante conhecer um pouco sobre a história propagada pela igreja católica. Segundo ela, o pão e o vinho, alimentos consumidos por Jesus e seus discípulos na última ceia, são os primeiros símbolos da data. De acordo com a Bíblia, Jesus, já sabendo que seria sacrificado, ofereceu a todos os presentes uma taça de vinho e um pedaço de pão, dizendo que estes representariam seu sangue e seu corpo dentro de cada um. Traduzindo: estes símbolos da Páscoa representam vida eterna e doação.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

10 comentários

  1. kauane escreveu:

    achei muito legal esse site e ninguem e macunbeiro nao ta crianças vão estudar que vcs guanham mais ta vão vão

  2. vitor escreveu:

    em vim mel tuite logo

  3. maynara escreveu:

    gostei dessa imagem!rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  4. Tálita Lima escreveu:

    niguem é macumbeiro,qui nao vc é q não tem nada pra fazer e fica botando merda…
    isso é muito interesante, gostei da imagem vou baixa uma pro meu celular rsrs…

  5. Avhá escreveu:

    nossa qe povo analfabeto *-* Fala Sério

  6. joaoelias escreveu:

    esse povo e macumbeiro demias não tem o que fazer vai trabalhar

    • Tálita Lima escreveu:

      macumbeiro é vc, não tem nada pra fazer bota merda na internet, vai trabalhar…
      quer saber quem sou eu, meu nome é Tálita, e lhe responde porque nao gostei oque vc comentou. vc tem que ter o respeito com os outros,nao xinga… e é só isso MACUMBEIRO

  7. lilian escreveu:

    Goistei muito interessante

  8. danielly escreveu:

    eu achie muito enterecante porque as pessoas a preder a fazer os negocos da pascoa

  9. mariaselene escreveu:

    ue amo jesus e vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.