refinansiering | betale depositum med lån | forbrukslånhjelpen

Prós e contras de dividir o apê com amigos

Dividir o apê com amigos é um aprendizado e tanto. Você vai descobrir o que é conviver e compartilhar.

Para quem se muda de cidade para estudar ou trabalhar, a moradia é um grande problema. Quem não conhece a cidade aonde está indo, é melhor optar por um quarto individual numa pensão. Assim, não é preciso enfrentar imediatamente a convivência com desconhecidos.

Mas logo surgem amigos com muitas compatibilidades, e a decisão de dividir o apê com um deles é quase natural: mais independência e, ao mesmo tempo, ambiente mais caseiro. Agora começa a avaliação dos prós e contras, e também uma série de tarefas.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A primeira é escolher o apartamento. O tamanho varia de acordo com o número dos habitantes e, claro, com o bolso de cada um. É preciso calcular gastos com condução, livros, lazer, para saber a disponibilidade não só para o aluguel, mas as contas mensais: condomínio, luz, gás, etc. A conta do telefone é outro fator de brigas. O melhor é optar por um celular com ligações por tempo ilimitado.

Chega a hora da mudança. Alguns móveis comprados, outros presenteados por parentes. De início, o apê fica com cara de deserto, mas com o tempo ele vai se ajeitando. Uma boa ideia é fazer uma “house open”: reúna os amigos e peça utensílios domésticos. Você vai precisar de pratos, copos, talheres, etc. A lista é longa. Conheci duas jovens que, na primeira noite no apartamento, descobriram que não tinham roupas de cama nem de banho.

Se você vai dividir o apê com um ou dois amigos e a renda permitir, opte por um três quartos, para ter alguma intimidade. Outra opção é um dois quartos com dependências de empregada; por serem menores, quem ficar junto à lavanderia pode pagar menos que os outros, por exemplo.

É importante lembrar que você é rei no seu quarto, mas os demais cômodos são áreas comuns. Não deixe roupas na sala, louça na pia, roupa suja no banheiro. Além de irritar os colegas, elas vão continuar lá até que você se decida pela faxina.

Converse com os amigos sobre o que pode e o que não pode. São muitas coisas a pensar: pode andar pelado pela casa? Algumas pessoas mais suscetíveis podem se incomodar com isto. Quem pode visitar o apê e até que horas pode ficar? Isto não depende só de vocês, mas também da convenção do condomínio.

Se você não quer que seus colegas comam aquele queijo mineiro delicioso, não o deixa na geladeira da cozinha, que é comunitária. O melhor a fazer é comprar um frigobar e deixá-lo no seu quarto. Salgadinhos, doces e sucos também precisam ficar reservados.

Com estas dicas, você vai conseguir uma convivência tranquila e pacífica, até que a vida o leve para outra etapa. Boa sorte.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.