Programas para recuperar arquivos

Apagou o arquivo sem querer? Confira as opções que você tem para recuperá-lo.

Ao deletar um arquivo e depois esvaziar a Lixeira, ou ao pressionar simultaneamente as teclas shift e del.

Num gerenciador de arquivos (Meu Computador, Meus Documentos, etc.), o computador apenas retira o arquivo da lista, libera o espaço ocupado no disco rígido, que a partir daí pode ser usado para gravar novos dados. A Lixeira serve justamente para conseguir recuperar arquivos deletados das pastas. Acostume-se a não ser tão rápido em esvaziá-la: rapidez e eficiência nem sempre andam juntas. Mas esta regra não vale para arquivos gravados em pendrives, disquetes e outras mídias.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Existem vários programas para recuperar arquivos, mas todos eles seguem algumas regras básicas. Para recuperá-los, você não pode se arriscar a usar o espaço que ele ocupava no disco. O ideal é instalar um ou mais destes programas, que não ocupam muito espaço, logo depois de ter configurado o seu computador: prevenir é melhor do que remediar.

Quem não tomou esta providência e perdeu um arquivo numa daquelas famosas limpezas para liberar espaço não deve salvar novos arquivos e, se o arquivo estava no disco C, instalar novos programas, abrir programas (que podem gerar arquivos temporários), nem navegar na internet. Cada novo arquivo gerado reduz as chances de recuperar o arquivo perdido.

O que deve ser feito é baixar o programa para recuperar arquivos em outro computador, copiá-lo num pendrive é plugá-lo no PC onde estava o arquivo deletado.
Os programas conseguem recuperar arquivos perdidos no disco rígido, pendrive, cartões de memória, MP3 e câmeras fotográficas digitais.

Os programas gratuitos para recuperar arquivos mais baixados nos sites Baixaki e Superdownloads são: Recuva, DiskDigger, PhotoRec, iFileRecovery e Undelete 360. O PhotoRec é o mais completo (os demais não conseguem recuperar arquivos de áudio ou de vídeo, por exemplo), mas o Recuva é o mais simples, pela facilidade de instalação e operação. O Recuva tem versão em português, assim como outros similares.

Existem também programas pagos para recuperar arquivos, com o Undelete Plus e o WinMend Data Recovery.

Se a sua plataforma é MacIntosh, pode optar pelo Unblunder ou pelo Stellar Phoenix Mac, mas é preciso adquirir uma licença (paga) na internet. Há opções grátis: Mac Data Recovery e TestDisk, além de vários outros que permitem o uso por um período de teste.

Faça uma busca virtual, leia comentários de usuários e escolha o melhor para você.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.