Programas de financiamento para ajudar a pagar a faculdade particular

Todo mundo procura um futuro promissor, para isso é necessário estudar e se especializar. A universidade é uma das melhores opções, mas pagar uma faculdade não é tão fácil assim.

Infelizmente, a maioria dos brasileiros têm a grana curta e não conseguiriam pagar a faculdade particular e também as contas mensais. Mas, hoje, há vários programas que possibilitam ajudar neste caminho:

Programas de financiamento para ajudar a pagar a faculdade particular

O programa ProUni – Programa Universidade para Todos é uma ótima opção para quem deseja pagar pouco ou nada com a faculdade. Ele concede bolsas integrais ou parciais em cursos de graduação. Para isso o estudante precisa prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

As regras para obtenção de bolsas são simples: para ter uma bolsa integral, você precisa ter uma renda familiar até um salário mínimo e meio por pessoa. Para bolsas de 50%, a renda familiar deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Outros pontos importantes são: ter cursado o ensino médio completo na escola pública.

Outra opção seria o FIES – Programa de Financiamento Estudantil. Este programa financia o valor da mensalidade devida para a instituição. Funciona como uma linha de crédito e é mais uma opção para ingressar no ensino superior. Para se candidatar é preciso estar matriculado em um curso de graduação pago e que tenha obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Também é preciso ter feito o Enem. Só é possível solicitar o financiamento para um curso de graduação por pessoa, não é possível trancar a matrícula.

Por fim, a última opção é ingressar em uma universidade pública. Isso exigirá maior dedicação e desempenho, já que a oferta de candidato/vaga é muito disputada.

Para ingressar numa universidade pública é preciso prestar o vestibular da instituição, onde escolherá o curso que deseja ingressar. Há cursinhos preparatórios de graça, o importante é entrar em contato com ONGs de sua cidade para ver onde oferecem estes cursinhos. Atenção, algumas universidades públicas já estão adotando o Enem como prova única de seu vestibular.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários

    Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.