O profissional da Biomedicina

O profissional da Biomedicina isola, identifica e classifica os microrganismos causadores das enfermidades humanas e pesquisa medicamentos e vacinas para combatê-las. Realiza exames laboratoriais – sangue, fezes e urina – e interpreta os resultados das análises. Este profissional ainda faz análises bromatológicas, para verificar a qualidade dos alimentos.

A bromatologia é o ramo da ciência que estuda os alimentos, sua composição química, higidez, valor alimentício e calórico, além da toxicidade provocada por alterações e contaminações, e as formas para combatê-las.

O biomédico trabalha em hospitais, laboratórios de análises clínicas e órgãos públicos de saúde. Seu trabalho complementa a atuação de médicos, bioquímicos, farmacêuticos e biólogos. A carreira acadêmica é outra opção para os graduados em Biomedicina, em pesquisas e produção de conhecimento na área da saúde.

Na medicina forense, o biomédico pode atuar como perito criminal, coletando e analisando material orgânico em cenas de crime. Os profissionais que se especializam em genética podem atuar em clínicas de reprodução assistida. Instituições de referência, como o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, mantêm biomédicos em suas equipes de pesquisa sobre células-tronco e biologia molecular.

O biomédico pode atuar também em citologia, farmacologia, imunologia, psicobiologia, análise ambiental e diagnóstico por imagem. Alguns institutos de educação superior, entre eles a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – nomeiam o curso como modalidade médica da Biologia.

Na graduação, o aluno estuda fisiologia, bioquímica, práticas de laboratório, informática e administração laboratorial. O curso também dá forte ênfase à pesquisa científica, com disciplinas como metodologia, epistemologia e métodos e técnicas de pesquisa. Ao contrário dos cursos técnicos e tecnológicos, a Biomedicina é um curso clássico: exige leitura, dedicação e participação nas aulas, palestras, seminários e painéis científicos.

Os cursos de Biomedicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) obtiveram nota máxima do Ministério da Educação, na última avaliação realizada.

Atuando na mesma área, encontramos o engenheiro biomédico. É o profissional que projeta a estrutura e acompanha a montagem de equipamentos médicos, odontológicos e para análises laboratoriais, além de calibrá-los e aferi-los. A informática biomédica é responsável pela criação de softwares aplicados à área médica, que melhoram o desempenho dos equipamentos e permitem diagnósticos mais precisos.