Os problemas de dormir maquiada

Em primeiro lugar, mulheres que não têm paciência de tirar a maquiagem antes de dormir, especialmente quando chegam cansadas do trabalho ou de uma balada, constatam os efeitos na manhã do dia seguinte: olheiras, ressecamento da pele, olhos inchados. Mas os problemas de dormir maquiada não são apenas estéticos: a preguiça determina envelhecimento precoce da pele, doenças dermatológicas, oftalmológicas e podem prejudicar até os cabelos, orelhas e região do pescoço, se os cosméticos, derretendo, escorrerem para estas áreas.

O problema inicial é a obstrução dos poros: a maquiagem funciona como uma impermeabilização, impedindo que a pele respire, elimine toxinas e também que as células mortas sejam removidas e renovadas. Isto favorece o surgimento de linhas de expressão e rugas num prazo muito curto. Nas grandes cidades, os cosméticos tornam-se grandes aliados da poluição para prejudicar a saúde da derme.

Reações alérgicas, oleosidade excessiva, espinhas e cravos também são provocados pela maquiagem não retirada. A pele precisa respirar e estar hidratada para prevenir estes problemas, e isto não acontece com o rosto maquiado. Testa, têmporas e queixo ressentem-se especialmente com esta negligência. Mulheres que usam corretivos no pescoço podem observar os efeitos nocivos em poucos dias.

Efeitos colaterais

Cosméticos geralmente deixam manchas indeléveis nas fronhas e lençóis, ou exigem muito esforço (e produtos) de limpeza para serem retiradas. Faça um favor ao seu bolso e ao seu tempo, lavando o rosto e retirando a maquiagem antes de dormir.

Um efeito ainda mais prejudicial: maridos e namorados normalmente não gostam do sabor de batons, do aroma dos cosméticos, nem do efeito “borracha” de bases e sombras (misturadas ao suor, elas ficam com uma textura semelhante à da cola).

O resultado disto pode ser uma noite “a seco”: depois daquele programa inesquecível, que poderia ser finalizado com chave de ouro numa sessão de muito amor e sexo, pode ocorrer de o parceiro dar as costas para você. Nem “dormir de conchinha” vai restar para consolo.

Use o tempo para a limpeza para aumentar a expectativa do seu amado e garanta uma boa aparência pela manhã, muito necessária especialmente quando se trata da primeira noite com um pretê.

Os cuidados necessários

Antes de dormir, retire o excesso de cosméticos com água em abundância e em seguida aplique um removedor adequado para seu tipo de pele. Evite os que contenham álcool em sua formulação e siga as recomendações do fabricante. Alguns produtos são leave-in e devem ser mantidos na pele (funcionam como hidratantes), enquanto outros devem ser removidos.

Alguns cosméticos são enriquecidos com hidratantes, sais minerais e vitaminas A, D e E, substâncias que promovem a saúde e boa aparência da pele. Mesmo assim, evite dormir sem higienizar a cútis: estas substâncias benéficas são absorvidas no decorrer do dia, permanecendo sobre a pele apenas os corretivos e colorizantes.

A maquiagem, apesar de utilizada há milênios para esconder pequenas imperfeições e realçar a beleza do rosto, não é natural: ela não faz parte da constituição da pele. Mesmo o protetor solar, tão necessário para nos defender dos raios ultravioleta, deve ser retirado quando chegamos em casa.

De qualquer forma, consulte o dermatologista, para que ele indique os produtos mais adequados para sua pele. Um produto indicado para pele normal pode ser extremamente danoso para quem tem pele oleosa. Mais uma dica: permita-se sair alguns dias da semana sem maquiagem. Hidrate a pele e mostre sua beleza natural. Sua saúde vai agradecer.