Principais regras do futsal

O futsal é jogado numa quadra retangular, com largura mínima de 16 metros e máxima de 25 metros, e comprimento mínimo 25 metros e máximo de 42 metros. O tamanho da quadra varia de acordo com o sexo e a categoria (adulto, sub 20, sub 17 e sub 15), estas são medidas oficiais para competições nacionais. As federações estaduais podem estabelecer outras.

O objetivo do jogo é acertar a meta do adversário, defendida por um goleiro, como no futebol de campo, do qual o futsal é uma adaptação para as quadras. É jogado por duas equipes com cinco atletas cada: o goleiro, que defende sua trave com mãos e pés e pode atacar, fixo (defesa), ala (lateral) e pivô move-se no ataque e arma as jogadas), com dois reservas. Não há limites para as substituições e jogadores sacados do time podem voltar ao jogo a qualquer momento. O esquema tático pode contar com dois fixos, dois alas ou dois pivôs.

No jogo, usam-se dois cartões: o amarelo (advertência) e o vermelho (suspensão do atleta por dois minutos). As partidas das categorias duram 40 minutos, divididos em duas etapas.

Antes da partida, os capitães tiram cara ou coroa; o vencedor tem o direito de escolher o campo ou a posse de bola. Após um gol, o jogo é reiniciado a partir do centro da quadra e a posse de bola pertence à equipe que sofreu o tento.

Como no futebol de campo, há laterais (saída da bola pelas laterais da quadra), escanteios (quando o time que defende tira a bola de quadra pela linha de fundo) e tiros de meta (quando o time que ataca faz o mesmo), cobrados da mesma forma. As regras seguem iguais para faltas e pênaltis, quando um jogar agride ou tenta agredir o adversário. A área de pênalti é demarcada há seis metros das traves. Até a quinta falta de cada equipe, pode ser formada barreira para a cobrança; a partir da sexta, a barreira não mais é permitida. Na cobrança, os demais jogadores devem ficar atrás de uma linha paralela entre o lugar da bola e o meio de quadra. Não há impedimento no futsal.

O Brasil é uma das maiores potências do futsal, já tendo se sagrado campeão quatro vezes no Campeonato Mundial de Futsal organizado pela FIFA, a última delas em 2008. Outras seleções de destaque são a da Itália e Espanha.