Por que os metais pesados prejudicam a saúde?

Os metais são nutrientes que o organismo humano precisa para funcionar adequadamente. A falta desses metais pode ocasionar anemias, problemas de crescimento e até mesmo má formação dos ossos nos primeiros anos de vida. A parte benéfica fica com os íons metálicos.

Quando se fala em metais, semi-metais e metais pesados, estes podem prejudicar o corpo, causando intoxicações em caso de excesso. O chumbo, mercúrio e cádmio são alguns conhecidos que mais causam problemas.

No caso de benefícios temos o cálcio, para fortalecer os ossos e dentes, o sódio e o potássio que contribuem para o equilibro dentro das células e ferro que ajuda o sangue a transportar nutrientes e oxigênio pelo corpo. A vida humana não seria possível sem alguns metais que auxiliam no funcionamento do organismo. Alguns deles são manganês, cobalto, cobre, níquel e crômio.

Fontes Metálicas

Os alimentos ricos em metais ajudam a preservar a saúde. Conheça alguns deles:

Cálcio está presente nos laticínios. Cobre, assim como o ferro pode ser encontrado em fígados e frutos do mar. Magnésio e ferro se encontram em cereais e verduras. Fígados, ovos, queijos e algumas carnes fornecem zinco, enquanto o cobalto fica em ervilhas e feijões. Manganês é encontrado em cereais, café, farinha e nozes e o sódio, em peixes, carnes e manteiga.

Heavy Metal

O nome dos metais pesados se deve ao fato de serem realmente mais densos, com átomos mais unidos entre si do que outros tipos de metais. Enquanto os ións metálicos favorecem o corpo humano, os metais pesados prejudicam. Isso acontece quando eles entram em contato com o organismo e “pegam” do corpo alguns itens necessários para a saúde: as enzimas e as proteínas.

Esses metais pesados atraem proteínas e enzimas e não permitem que elas realizem suas funções, pois eles se prendes às paredes das células bloqueando o vai e vem de nutrientes. Ainda assim alguns deles são necessários em pequenas quantidades, como o cobre, para absorver vitamina C.

Problemas Pesados

Metais x Corpo Humano: Vários órgãos vitais ficam debilitado em contato com os metais pesados.

Cádmio: Encontrado em cigarros e vasilhas de metal, inflama pulmões, fígado e rins.

Chumbo: Presente em tintas e alimentos com pesticidas, causa problemas na visão, danos nos movimentos das mãos e dores na barriga.

Mercúrio: Encontrado em peixes contaminados, pode causar problemas cerebrais, cegueira e até coma.

Cromo: Vindo de detritos de fábricas de couro, causa inflamações nas vias respiratórias e câncer no pulmão.

Cobalto: Presente em detritos de indústrias causa alergias e dificuldades respiratórias.

Cobre: Presente nos canos, contamina água e causa diarreia, mal-estar e febre.

Ferro: O consumo excessivo de ferro e transfusões de sangue podem causar náuseas e danos no sistema digestivo.