Por que não consigo emagrecer?

Conhecer o funcionamento do seu organismo é fundamental para emagrecer com sucesso.

Se você conversar com qualquer pessoa sobre dieta é bem provável que 100% delas já estejam fazendo uma ou estejam pensando em fazer.

Emagrecer além de ser uma questão estética é questão de saúde, com o súbito aumento da obesidade em nosso país torna-se cada vez mais importante aliar uma dieta correta a uma vida mais ativa, o problema é que a maior parte de nós quer emagrecer por conta própria, ainda mais com o volume de informações disponíveis hoje em dia na internet e em diversas revistas segmentadas, fica fácil pegar uma dieta que mais se adeque a nossa vontade e começar a segui-la, mas quando nos esforçamos e percebemos que os resultados não aparecem começamos a questionar: por que não consigo emagrecer?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Todo mundo sabe que o ideal é procurar um médico especialista antes de iniciar qualquer dieta, mas poucos realmente o fazem. O bom de seguir uma dieta recomendada por um médico é que, além de evitar maiores riscos, ele poderá te orientar sobre diversos outros fatores que podem estar impedindo o seu emagrecimento. Vamos relacionar alguns aqui para que você possa começar a entender o que pode estar acontecendo em seu organismo:

Metabolismo lento:

Diversos fatores influenciam o funcionamento do seu metabolismo, seguir as regras recomendadas em qualquer dieta como: mudar os maus hábitos alimentares, fazer ao menos quatro refeições ao dia, beber mais água, fazer atividade física e comer mais fibras, frutas, verduras e legumes podem ajudar a acelerar o seu metabolismo e consequentemente o processo de emagrecimento, mas se você já fez isso tudo e mesmo assim não obteve resultados satisfatórios é bem provável que a lentidão do seu metabolismo esteja relacionada a outras causas.

Carga genética:

A genética é fator fundamental na definição das reações químicas que acontecem dentro do seu organismo e que tem a finalidade de modificar e produzir moléculas, ou seja, novamente estamos falando do seu metabolismo. Dois estados dele fazem parte deste processo, o anabólico e o catabólico. No anabolismo acontece a elaboração dos compostos e no catabolismo acontece a quebra desses mesmos compostos. Quando estamos em dieta com o objetivo de perder peso, entramos no estado de catabolismo, pois nele diversas partículas do organismo são decompostas e é isso que faz com que percamos peso.

O que acontece é que a carga genética tem grande influência nesse decurso e por isso algumas pessoas têm maior facilidade ou dificuldade em perder peso, a predisposição genética explica. Outros fatores genéticos como: sexo, idade, altura e peso também influenciam, pois as mulheres, por exemplo, tem maior quantidade de gordura no organismo e por isso o gasto energético de repouso é menor, causando um emagrecimento mais lento que nos homens. No fator idade, o metabolismo realmente começa a ficar mais lento após os 30 anos e conforme vamos envelhecendo há uma decrescimento gradual de massa muscular. Por fim, falando de altura e peso a explicação é simples, pessoas menores e com menos massa muscular precisam de menos energia para permanecer vivos, o gasto energético de pessoas maiores é maior e por isso geralmente estas tem um metabolismo mais acelerado.

Hipotireoidismo:

O hipotireoidismo é um distúrbio causado pela diminuição da quantidade dos hormônios produzidos pela glândula da tireoide, as pessoas diagnosticadas com ele encontram bastante dificuldade para emagrecer. Se este for o seu caso, a mudança de hábitos alimentares pouco influenciará sobre o seu processo de emagrecimento e a única solução é procurar tratamento especializado. Este problema pode ser diagnosticado por um simples exame de sangue. Então, não perca tempo, procure um especialista.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.