Por que balançamos os braços ao caminhar?

Um dia com certeza já teve a curiosidade de querer entender por que balançamos os braços ao caminhar. Mas se você, assim como muitos nunca teve uma resposta, nós aqui do Blogadão fomos atrás dela pra você. Continue a leitura que essa questão será desvendada já nos próximos parágrafos.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Esse tal movimento que fazemos com nossos braços ao caminhar intrigou cientistas. Já alguns pesquisadores acreditaram ser um resquício evolutivo dos antepassados que caminhavam de quatro. Foi quando as pesquisas foram se aprofundando e então descobriram que o andar movimentando os braços proporciona uma vantagem fisiológica.

Com estudos realizados nas Universidades do Michigan e de Tecnologia de Delft, na Holanda, foi possível constatar que caminhar segurando os braços requer 12 por cento mais de gasto metabólicos que deixar ambos balançando naturalmente. E já com um caminhar seguindo o braço esquerdo com a perna esquerda e o direito com a perna direita passamos a gastar 26 por cento mais energia física, devido aos esforços dos músculos para realizarmos esse movimento.

Segundo a Universidade de Washington o caminhar ereto e com os braços em posições alternadas às das pernas acontece há 4,5 milhões de anos. Algo 75% menos custoso comparando ao caminhar bípede ou quadrúpede dos chimpanzés.

De acordo com estudiosos: “Longe de ser um resquício facultativo das necessidades locomotoras de nossos ancestrais quadrúpedes, o balanço dos braços é uma parte integral da economia energética do caminhar humano.”

E aí gostou do artigo? Então comece a acompanhar nossas matérias sobre curiosidades aqui.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.