Por que a Avenida Brasil fez tanto sucesso?

Saiba como a novela Avenida Brasil se tornou um dos maiores fenômenos televisivos de entretenimento da atualidade.

Um dos fenômenos televisivos – que há muito tempo não acontecia no meio do entretenimento – voltou à tona em 2011 com o lançamento da novela da emissora Rede Globo, a Avenida Brasil. Com recordes de audiência, a emissora seguiu ao pé da letra o projeto e estudou sobre a nova sociedade que se forma, ou seja, o novo reflexo da classe C.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Com a ascensão da economia, a nova classe C, ou média, na qual se trata dos trabalhadores assalariados que estão ganhando mais, consumindo mais, e são os maiores responsáveis pela economia comercial girar no Brasil. A partir disso, a novela Avenida Brasil construiu seu roteiro e discurso baseado no comportamento da nova sociedade. Além disso, a inclusão digital do interesse que a novela deixava entre as pessoas fez com que as redes sociais aumentassem o interesse pelo assunto, onde os tópicos estavam cada vez mais sendo usados.

A internet teve seu papel importante para dissipar as curiosidades e fazer com que a novela vire o assunto do momento, mas também o sucesso se deve aos atores que se caracterizaram e fizeram um excelente trabalho em seus papéis. A linguagem popular e as brigas constantes, ou até mesmo uma protagonista dissimulada, fez com que o público se identificasse e fizesse até torcida pelo futuro da personagem.

Um dos exemplos que se destacam é a atriz Adriana Esteves, que interpretou a famosa Carminha de forma brilhante, e ainda Débora Falabella, que viveu a Nina, até então tida como a “mocinha” da drama. Ambas as atrizes se entregaram de corpo e alma para os personagens, fazendo com que todos os sentimentos vividos na história fossem transmitidos para o público à flor da pele. Outro exemplo de sucesso no enredo foi a linguagem do Adauto, personagem interpretado por Juliano Cazarré, tipicamente coloquial com algumas pegadas de inocência. Ainda pelo grande senso de humor e os braços pelados de Leleco, personagem de Marcos Caruso, que arrancava risadas do público.

Em todos os capítulos acontecia um fato importante – assim o diretor João Emanuel Carneiro acertou mais uma vez ao produzir o roteiro de Avenida Brasil. As ações nos desfechos fazia um convite implícito para o público ter mais vontade de ver a novela no dia seguinte.

Outro fator que consumou o sucesso da telenovela foi a ótima fotografia e a filmagem cinematográfica. É muito mais confortável assistir seu drama preferido quando ele é bem feito, não é? A Avenida Brasil ganhou recursos especiais e inovadora tecnologia, onde pode ser destacado nas cenas diferenciadas de casais e brigas, destacado pelo final impactante do personagem ficar em preto e branco e luzes desfocadas como cenário – dando uma ideia de mistério e curiosidade para o telespectador.

Em seu último capítulo o Brasil parou para assistir. Foi até comparado por alguns críticos que sua importância se assimilou ao final de Copa do Mundo e ao Carnaval graças ao seu nível de importância. Sua audiência chegou ao pico de 51 pontos só em São Paulo e mobilizou até reforços para as empresas energéticas garantirem a sobrecarga e o fim de novela para todos. Um conjunto de fatores garantiram o sucesso e o reconhecimento do fenômeno de audiência que foi a Avenida Brasil.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.